Você anda planejando escolher uma nova balança para pás carregadeiras?

Aqui na Marpress trabalhamos com a marca Loadtrite, que oferece uma gama de sistemas de pesagem projetados para pás carregadeiras, desde a mais simples até a com opções de funcionalidades avançadas.

Contar com um sistema de pesagem embarcada, além e facilitar os procedimentos de trabalho da sua empresa, vai ajudar a aumentar a produção em até 30%.

E se você tem dúvidas sobre o tema, confira neste artigo três pontos de atenção ao comparar balanças para pás carregadeiras.

Balança para pás carregadeiras

É normal os profissionais e as empresas que estão tendo sua primeira experiência com pesagem embarcada em pás carregadeiras muitas vezes terem dificuldades em comparar produtos e fornecedores.

De fato, são muitos os pontos que precisam ser analisados na hora da escolha. Vejamos a seguir alguns deles:

  • Precisão
  • Estabilidade
  • Confiabilidade
  • Facilidade de operação
  • Facilidade de manutenção
  • Durabilidade
  • Prazo de garantia
  • Opções de conectividade e aquisição de dados
  • Variedades de periféricos e campos de dados personalizados e, é claro
  • Preço

 Porém, de maneira simples e direta geralmente nós da Marpress orientamos que a análise seja iniciada por estes três itens:

  • A Pesagem será dinâmica ou semi-dinâmica
  • O equipamento fornece alta ou baixa precisão?
  • Os dados apresentados em catálogo são nominais ou reais?

 Bem, vejamos esses pontos sobre pesagem embarcada em pás carregadeiras com mais detalhes a seguir:

1 – Pesagem Dinâmica ou Semi-dinâmica

As carregadeiras modernas são projetadas com cada vez mais tecnologia embarcada (motorização, transmissões, sistema hidráulico, arrefecimento, etc). O objetivo é garantir alta produtividade em todas as condições de trabalho.

Sempre que o instrumento de pesagem é semi-dinâmico, ele se torna uma restrição ao desempenho da máquina, pois o operador terá que parar ou reduzir a velocidade do carregamento para realizar a pesagem.

Então, é muito importante instalar um sistema de pesagem 100% dinâmico, caso contrário, sua máquina produzirá menos, pois para trabalhar com uma balança semi-dinâmica, o operador terá que parar a máquina (preferencialmente em terreno nivelado), e depois das rodas paradas, erguer a caçamba até o ponto de pesagem, em uma rotação constante do motor.

Caso isso não ocorra, a balança semi-dinâmica poderá simplesmente não registrar o peso ou registrar o peso com um erro elevado.

Em resumo: uma pesagem 100% dinâmica é altamente desejável.

2 – Alta ou Baixa Precisão

Os fornecedores de balanças para pás carregadeiras possuem diferentes configurações construtivas que refletem diretamente na precisão do equipamento. As faixas de erro típicas vão de ±0,5% até ±5%.

E, quando se trata de pesagem embarcada, um equívoco comum é considerar que investir em uma balança com alta precisão (erro de ±0,5%) só vale a pena quando o custo do produto movimentado é elevado.

Esse equívoco resulta em muitas más aquisições e parte de uma premissa falsa. O fato é que, para pesagem embarcada, deve-se analisar e favorecer o uso de uma alta precisão, sempre que o regime de operação é contínuo. Essa questão, abordamos com um pouco mais de detalhe neste artigo: Seis Passos para a Seleção de Balanças Para Pás Carregadeiras.

3 – Os dados apresentados são nominais ou reais?

O comprador que leva em conta o preço de aquisição e os dados de catálogo para tomar a decisão de compra pode ser um risco futuro, porque ele pode ser surpreendido por um desempenho inferior tarde demais.

Os dados de catálogo (nominais) são muitas vezes obtidos e registrados através de experimentação em ambiente controlado, ou seja:

  • Terreno nivelado,
  • Máquina em boas condições de manutenção,
  • Operador hábil
  • Ciclo de teste lento

Entretanto, na operação normal todas as condições acima tendem a ter uma grande variação. Por isso, é importante verificar como a balança para pás carregadeiras funcionará nas condições de sua operação, e não apenas nos dados de catálogo.

Gostaria de tirar dúvidas e conhecer mais sobre as soluções e produtos da Marpress? Entre agora em contato com nossa empresa! Estamos localizados na Rua Barbosa Resende, 245 – Grajaú – Belo Horizonte / MG. Telefone 31 3314 3600.