fbpx
Faróis de Trabalho LED causam interferência eletromagnética?

Com o crescimento do uso de faróis LEDs em iluminação doméstica e industrial, muitas dúvidas estão surgindo e uma delas é a respeito da interferência eletromagnética.

Infelizmente, este é um problema que muitos consumidores têm observado.

A interferência eletromagnética é proveniente dos drives utilizados em iluminação LED e é algo bastante comum.

No artigo “5 dicas para escolher o Farol LED correto”, um dos assuntos abordados foi a questão dos preços dos faróis LED. Entretanto, um fator de peso para o custo dos faróis LED é a compatibilidade eletromagnética.

Para tornar um farol LED sem interferência eletromagnética, é preciso adicionar componentes, além de exigir um projeto e design eletrônico mais caro e com maior complexidade.

Então, para reduzir custos, este é um fator considerado por alguns fabricantes como um gasto desnecessário e, por isso, muitas vezes ignorado.

De forma geral, um farol LED de baixo custo é um item que tende a ser potencialmente mais problemático em termos de interferência eletromagnética.

Setores que mais sofrem com interferências nos faróis de Led

O setor naval é o que mais sofre com interferências nos faróis de Led. Isso porque, os rádios VHF são largamente utilizados na navegação e, quando uma luminária LED está gerando interferência eletromagnética, isso é identificado com mais facilidade.

Em seguida, o uso domiciliar e comercial é onde costumam ocorrer as interferências.

Interferência eletromagnética pode afetar o mercado de off road?

Infelizmente sim, e principalmente em áreas onde a comunicação por rádio é fundamental: mineração a céu aberto e subterrânea.

Por isso, é muito importante avaliar bem e escolher os faróis de led ideais para não causar problema na sua produção. Neste ponto, a equipe da Marpress está sempre de prontidão para ajudar no que for preciso.

Outro ponto que se torna mais grave, é nas situações de interferência nas carregadeiras LHD com controle remoto.

Alguns fabricantes, forçados pelo mercado, desenvolveram soluções específicas eletromagneticamente compatíveis para uso conjunto com rádios em minas subterrâneas. Um exemplo é o fabricante Coolon, australiano.

Este fabricante desenvolveu um modelo especial para a aplicação subterrânea, devido à quantidade de problemas em campo neste ambiente.

Outro fabricante, este com presença no Brasil, é a Tyri, que por força das regulamentações europeias fez todos os seus modelos de faróis com compatibilidade EMC.

A interferência prejudica a introdução dos faróis led em condições off road, mineração e infra-estrutura?

Não necessariamente, pois há excelentes produtos disponíveis no mercado, eletromagneticamente compatíveis, resistentes à vibração e com alta relação de lumens efetivos por watt.

Porém, há uma falta de informação técnica que permita aos responsáveis uma fácil atualização sobre os aspectos positivos das novas tecnologias e os requisitos técnicos adequados para a correta especificação do item que vai atender à sua operação por 40 a 50 mil horas de uso.

Mudança de mentalidade

As lâmpadas halogenas são tratadas como um item de consumo mensal, uma vez que o comprador em uma mina precisa comprar de 100 a 200 lâmpadas de reposição.

Sendo assim, é muito claro que o item seja tratado como um commodity e o objetivo seja comprar no valor mais baixo possível, afinal, todo mês você terá que comprar mais 200 lâmpadas para repor as queimadas nos faróis da sua frota.

Com o retrofitting para Farol LED, eles não são mais itens de consumo, são para efeitos práticos um ativo fixo. Alguns modelos terão uma vida útil maior do que a máquina onde serão instalados. E, neste caso, a responsabilidade de uma correta especificação passa por uma atualização dos conhecimentos da equipe técnica.

O que levar em consideração ao comprar farol LED?

  • Potência Luminosa Bruta
  • Potência Luminosa Efetiva
  • Padrão da Lente
  • Material da Lente
  • Consumo Elétrico
  • Eficiência Energética
  • Tensão de Alimentação
  • Resistência a Vibração
  • Resistência ao Choque
  • Índice IP
  • Temperatura da Cor
  • Proteção EMC
  • Vida útil
  • Prazo de Garantia
  • Amortecimento contra vibração
  • Forma de Fixação

Para auxiliar o processo de compra de um Farol LED para retrofitting, o que a Marpress geralmente indica a nossos clientes é, além de tirar todas as dúvidas com o fornecedor, solicitar a especificação técnica completa à área de manutenção da mina.

Gostaria de tirar dúvidas e conhecer mais sobre Farol LED para retrofitting, assim como as demais soluções e produtos da Marpress? Entre agora em contato com nossa empresa! Estamos localizados na Rua Barbosa Resende, 245 – Grajaú – Belo Horizonte / MG. Telefone 31 3314 3600.