fbpx
[Custos] A pouco explorada redução de custos com filtragem de ar
Soluções Tecnológicas para aumentar seus lucros!

Uma área de crescente preocupação tanto do ponto de vista da manutenção industrial quanto da saúde humana é a qualidade do ar na cabine do operador. Quando os sistemas de ar condicionado se obstruem com partículas contaminantes e deixam de funcionar, o resultado é a perda de ar frio e a perda do fluxo de ar na cabina do operador. Para combater este efeito o operador abre a porta ou janela permitindo que o ar carregado de partículas não filtradas entre na cabina. A consequência da falta de climatização é um rápido declínio na qualidade do ar da cabine, o que provoca falhas eletrônicas, falhas prematuras no sistema de ar condicionado e um aumento das doenças respiratórias. Uma extensa pesquisa realizada pela Sy-Klone Internacional em conjunto com o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos (NIOSH) produziu tecnologias recém patenteados que fornecem a pressurização constante da cabine com ar altamente limpo.

Em uma mina de carvão na Colômbia o filtro de ar externo do sistema original de admissão de ar das  escavadeiras entupia a cada 1,5 dias, estas máquinas operam no descarregamento de carvão. Este sistema foi substituído pelo Sistema RESPA-CF SY-KLONE e os resultados obtidos foram surpreendentes. A vida do filtro de ar externo foi estendida para 1.000 horas, neste período o filtro não foi lavado ou soprado. A cabine permaneceu pressurizada durante todo o período de 1000 horas, desta forma não houve entrada de poeira na cabine e tanto o ar externo como a recirculação de ar permaneceu livre de partículas até 0,5 mícrons. Os operadores relatam que eles não saem mais cobertos de pó de carvão ao final do seu turno. A redução de custos para o proprietário da mina ocorreu em diversas áreas: aumento da satisfação do operador com o trabalho, redução o tempo de afastamento por doenças, aumento do tempo de disponibilidade de máquina, diminuição da manutenção de A/C, diminuição de falhas no sistema eletrônico devido as contaminações por areia, redução de intervalos de manutenção de filtro e redução de custos com filtros.

 

O segredo da nova tecnologia presente no sistema RESPA é a remoção de partículas com até 5 mícrons do fluxo de ar que chega até o filtro, com uma eficiência de até 90%. Isto é melhor explicado desta forma: “antes de mais nada, o melhor é não deixar a sujeira chegar no filtro”. Esta tecnologia simples permite  uma grande melhoria na qualidade do ar da cabine, preserva a vida do operador ao mesmo tempo que  reduz os custos de operação da máquina, preservando assim o capital e a saúde, um verdadeiro ganha-ganha.

Gravei neste vídeo uma apresentação de como o sistema RESPA funciona: