fbpx
Saiba como lidar com a sonolência e evitar acidentes

Sabe quando bate aquele sono e cansaço bem na hora em que você está dirigindo? Neste momento, perdermos o controle do próprio corpo, nossos reflexos ficam mais lentos e nossa atenção fica dispersa. Algumas pessoas até tentam algumas estratégias para se manterem acordados, como por exemplo, beber café, lavar o rosto com água fria ou colocar uma música alta. Mas, o mais indicado é que a pessoa pare de dirigir e tire um cochilo. Hoje vamos falar dos perigos da sonolência ao conduzir um veículo e as formas de evitar acidentes, buscando garantir, assim, uma direção mais segura – para você e os demais motoristas. Confira!

Quais os perigos da sonolência na direção?

Acidentes graves podem ser causados por um motorista sonolento, como colidir em alta velocidade em outros carros, obstáculos parados ou cair em precipícios. A falta de atenção pode levá-lo ainda a sair da pista, invadir o acostamento ou deixar de observar sinais de trânsito, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas.

Muitos motoristas podem até acreditar que o seu nível de sono é pequeno e que não há riscos adormecer, mas fechar os olhos por alguns segundos já é suficiente para causar um grave acidente.

Mas não é apenas de olhos fechados que o condutor é capaz de perder a atenção. O cansaço, juntamente com o sono, faz com que o organismo perca a sua capacidade de atenção e geração de reflexos, fazendo com que, mesmo acordado, o motorista dirija sem acompanhar o trânsito e a sinalização.

Risco é maior durante a noite e depois do almoço

Uma dica importante: é preciso descansar bem antes de fazer uma viagem. O condutor do veículo deve estar bem disposto e decidir o melhor horário para dirigir. De acordo com o estudo da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), os horários em que há maior incidência de acidentes são após o almoço, entre 12h40 e 14h, e à noite, entre 22h e 6h, com período crítico entre às 3h30 e 5h30. Neste intervalo, especificamente, costuma haver uma liberação no fluxo das estradas, fazendo com que o motorista se sinta estimulado a aumentar a velocidade. Paradoxalmente, entretanto, é neste horário que ficamos mais sujeitos à sonolência e ao cansaço e, como consequência, correndo mais riscos de perder a coordenação e os reflexos.

Como evitar os acidentes no trânsito

Esqueça o café ou qualquer tentativa de burlar a sonolência. O que realmente evita acidentes no trânsito é ter atenção ao volante. Evite dirigir por longos períodos ou após um dia agitado e de muito trabalho. Caso o condutor do veículo faça uso de algum medicamento, é importante saber se, entre seus efeitos colaterais, estão a sonolência.

Outra forma de garantir a segurança no trânsito é instalar no veículo um detector de fadiga. O equipamento monitora e analisa o grau de fadiga a partir do movimento das pálpebras e da dilatação das pupilas. O sensor entra em ação emitindo alertas de alto volume quando entende que o motorista está passando por estado de sonolência, conscientizando-o de que é hora de parar e descansar.

O equipamento é especialmente útil para frotas e veículos pesados que trabalham, por exemplo, em campos de mineração, obras de grande porte e outros ambientes que requeiram atenção redobrada do motorista. A utilização de um sensor traz mais segurança ao motorista e demais ocupantes do veículo, removendo das estradas fatores de riscos como fadiga, distração e excesso de velocidade, algumas das causas mais frequentes nas estradas. Manter a segurança é um dever de todos!

E você, o que faz para evitar acidentes no trânsito? Conte para gente nos comentários.