fbpx
Riscos e prejuízos de sobrecarga e subutilização de equipamentos
Riscos e prejuízos de sobrecarga e subutilização de equipamentos

Muitas empresas acreditam que transportar acima do limite máximo de capacidade diminui o valor das operações com carregadeiras, retroescavadeiras, empilhadeiras e caminhões. Mas a verdade é que a sobrecarga pode gerar desgastes e graves acidentes.

A sobrecarga é um dos grandes problemas desses veículos. Conheça abaixo alguns desses prejuízos e quais equipamentos podem ajudar a resolvê-los.

Sobrecarga em máquinas pesadas:

  • Impacto nos veículos

A sobrecarga causa muito desgaste aos pneus, maior consumo de combustível e pode quebrar a suspensão e o sistema de freios, comprometendo seriamente a segurança dos veículos. Tudo isso pode colocar em risco a vida dos motoristas e dos trabalhadores que estiverem próximos à operação.

Além disso, quando uma máquina está carregada com seu peso máximo permitido e passa em um buraco, por exemplo, o impacto multiplica o peso da carga. Por isso, ela precisa estar preparada e dentro da sua capacidade – do contrário, ficará vulnerável aos mínimos incidentes.

Caso ocorra um acidente, a empresa ainda perderá ou atrasará a entrega e poderá ter de arcar com indenizações elevadas para compensar os danos causados. Já pensou?

  • Danifica o asfalto e o meio ambiente

A sobrecarga danifica também o asfalto e aumenta a emissão de gases poluentes, pois os veículos necessitam de mais força para se locomover. Muitos motoristas e donos de empresas não se preocupam com a preservação do meio ambiente e das estradas, mas ela gera benefícios para todos, além de aumentar a qualidade de vida da população. 

  • Manutenção e multas

O desgaste de pneus e o aumento do consumo de combustíveis aceleram a necessidade de manutenção e podem ocasionar elevadas multas, quando os veículos passam pelas balanças rodoviárias.

  • Como evitar tudo isso?

A balança embarcada WeighPro aumenta a produtividade e reduz custos. Ela pode ser instalada diretamente em carregadeiras, retroescavadeiras e empilhadeiras, permitindo o monitoramento e pesagem em elevação de cargas, com total segurança.

Seu mecanismo interno realiza uma pesagem dinâmica e registra caminhões e operadores, enviando todas as informações para um coletor de dados. A memória do display armazena até 100 pesagens diferentes, além do registro de 100 caminhões e 100 operadores.

Outra balança que pode trazer benefícios para o seu negócio é a LOADRITE. Ela oferece uma gama de sistemas de pesagem projetados para pás-carregadeiras, escavadeiras, correias transportadoras, empilhadeiras, retroescavadeiras e caminhões bruck.

O grande diferencial das nossas balanças, tanto  LOADRITE quanto Weigh Pro é aferir o peso durante o processo de carregamento, com margem de erro abaixo de 1,5%. Dessa forma, ela auxilia o operador a encher com precisão a concha dentro dos parâmetros de segurança do caminhão, evitando que ele trafegue com excesso de carga, ou abaixo da sua capacidade. Seu sistema ainda monitora e armazena os diversos dados da operação, facilitando o gerenciamento da frota e da produção.

O que você pensa sobre os principais riscos envolvendo a sobrecarga? Aproveite e leia nosso outro post, sobre Sensores de Aproximação: duas soluções em SEGURANÇA para a sua empilhadeira! Boa Leitura!

Ficou com alguma dúvida? Ligue agora mesmo para a Marpress Brasil e converse com um especialista em pesagem. Telefone: (31) 3314-3600, WhatsApp: (31) 99789-3600, E-mail: marpress@marpressbrasil.com.br

Acesse o WhatsApp da Marpress aqui!

Imagem: Pexels

Contato

Rua Barbosa Resende, 245 - Grajaú CEP: 30.431-163 - Belo Horizonte / MG

marpress@marpressbrasil.com.br

+55 (31) 3314-3600

+55 (31) 99789-3600