fbpx
Os 02 fatores mais frequentes de acidentes com empilhadeiras

Segundo a OSHA (Occupational Safety & Health Administration, Agência de Saúde e Segurança Ocupacional) há cerca de 68.400 acidentes por ano nos Estados Unidos envolvendo equipamentos industriais. E a maioria destes diz respeito ao uso de empilhadeiras.

No Brasil, podemos inferir que talvez a incidência de acidentes seja maior?

Muitos acidentes podem ser oriundos de má operação, treinamento deficiente, condições de trabalho adversar e manutenção insuficiente. Podemos presumir que no nosso país essas condições sejam inferiores às do “primeiro mundo”?

De todas as formas, há geralmente algo simples e de baixo custo que podemos implementar se formos criativos e estivermos atualizados quanto às melhores práticas do setor.

Os dois maiores fatores de acidentes com empilhadeiras

Quando analisamos a estratificação dos tipos de acidentes em empilhadeiras, observamos que atropelamento e tombamento são os dois maiores fatores e respondem por 44% dos acidentes.

1) Atropelamento : 18%

2) Tombamento : 26%

Para estes dois itens eu gostaria de compartilhar duas soluções simples e econômicas que felizmente estão se tornando cada vez mais comuns nas frotas de empilhadeiras.

1) Solução anti-atropelamento

Cerca de 18% dos acidentes de empilhadeira ocorrem quando um funcionário ou outra pessoa está caminhando e é atingida por uma empilhadeira. Os pedestres em ambiente industrial freqüentemente estão ocupados com outras tarefas e não estão inteiramente atentos com a aproximação do veículo. As empilhadeiras utilizam giroflex e alarmes de ré que auxiliam nesta função de advertir aos pedestres. Entretanto, se alguém caminha olhando para o chão, absorto em um uma planilha ou smartphone, os giroflex são quase inócuos. Para suprir esta deficiência foi lançado no mercado o Farol Azul de Segurança para empilhadeiras. O conceito é tão simples quanto funcional e o vídeo abaixo não deixa dúvidas da utilidade desse recurso:

2) Solução anti tombamento:

Cerca de 26% dos acidentes de empilhadeiras são resultado de tombamento, em geral por sobrecarga. Gestores ávidos para aumentar a eficiência às custas da segurança, incentivam o excesso de cargas que pode causar o tombamento da empilhadeira. Além do tombamento da máquina há o risco dos trabalhadores serem prensados contra as cargas, quando estas cargas caem.

O recurso de balança embarcada é uma opção OEM na maioria dos modelos novos de empilhadeiras, mas há ainda uma enorme frota de equipamentos antigos sem controle de carga e que poderiam se beneficiar da balança embarcada.

Esse é um mercado que atuamos diretamente e felizmente, mesmo no panorama atual, de restrição econômica e de investimentos notamos uma procura crescente por balanças para empilhadeiras. O mais comum é que o investimento seja realizado para controle de processo, mas a segurança do trabalho recebe um enorme benefício colateral com esse acessório.

Contato

Rua Barbosa Resende, 245 - Grajaú CEP: 30.431-163 - Belo Horizonte / MG

marpress@marpressbrasil.com.br

+55 (31) 3314-3600

+55 (31) 99789-3600