fbpx
Empilhadeira e pontos cegos: como evitar lesões em pedestres
Evite acidentes por veículos em movimento

Evite os pontos cegos. Veículos industriais, como empilhadeiras e empilhadores de alcance, correm o risco de causar lesões aos pedestres, quando estes estão trabalhando nas proximidades. Embora a segurança seja constantemente discutida na indústria, ainda há acidentes ocorrendo devido a visão limitada e pontos cegos para o motorista do veículo. Os pontos cegos são chamados de “cegos”, pois é exatamente o que eles são.

Há sempre uma área na visão do motorista de uma empilhadeira que não é detectada, independentemente da experiência que o motorista possuir. Somado a isso, também podemos citar condições como: mau tempo, má iluminação, poluição sonora e visão fraca, que podem aumentar o risco de lesões. Mas a questão é: como podemos evitar esse risco? A seguir vamos listar algumas das melhores maneiras para evitar riscos de segurança em pontos cegos:

Conheça as Regras

Assim como em um ambiente urbano onde os carros transitam nos mesmos lugares que os pedestres, isso também acontece nas empresas. A empilhadeira ou os operadores de empilhadores retráteis devem manter-se focados na direção em que seu veículo se movimenta.  Isso independente se ele for avançar ou reverter.

O piso pode ser adequadamente marcado com sinais de alerta corretamente colocados, mas os motoristas devem sempre assumir que os pedestres não prestam atenção! Novos operadores devem aprender o layout da área e memorizar áreas de tráfego pesado para evitar acidentes de trabalho.

Use olhos extras

É muito mais provável que você possa evitar incidentes de pontos cegos ao usar um observador. Quatro olhos em vez de dois são sempre melhores. Este par extra de olhos pode garantir que nenhum empregado esteja perto do caminho de viagem, enquanto o motorista se concentra na manobra do veículo. Eles também podem identificar os pedestres no início e podem deixar o motorista saber quando diminuir a velocidade.

Segurança do espelho

Os espelhos são muito eficazes como uma precaução extra. Você viu os espelhos côncavos fora das calçadas onde o veículo tem que engatar marcha ré em uma curva? Eles também são muito eficazes em portos, terminais, armazéns, canteiros de obras. E outros locais que utilizam equipamentos e veículos industriais. Se uma determinada área tiver um ponto cego em sua empresa, pense sobre a instalação de um.

Vá mais devagar

Pode ser óbvio para alguns, mas a velocidade tem muito para prevenir acidentes. Quanto mais rápido um veículo estiver viajando, mais chances ele tem de atropelar os pontos cegos. Reduza a velocidade da sua máquina r, e esses pontos cegos não serão tão “cegos”!

1- Uma antena de detecção é montada no veículo criando uma zona de detecção de 3 à 9 metros ao redor do veículo. Mais antenas podem ser instaladas dependendo do tamanho do veículo. Assim, qualquer pessoa que use uma etiqueta RFID ativa, será identificada quando entrar na zona de detecção.
2- A unidade de controle está instalada no veículo ao alcance do operador. Além disso, um alarme audível alerta o operador toda vez que alguém usando uma etiqueta RFID ativa entra na zona de detecção. A unidade possui a capacidade de armazenas e enviar dados para todos os aplicativos ZoneSafe.
3-Uma etiqueta RFID ativa é usada por todo o pessoal. A etiqueta pode ser colocada em uma jaqueta, presa a um cordão ou simples colocada no seu bolso.
4- Área de detecção.

Invista em um sistema de alerta de proximidade ZoneSafe

Portanto, concluímos que usando tecnologia RFID, o sistema de alerta de proximidade do veículo ZoneSafe para pessoa é projetado especificamente para ajudar a reduzir o risco de colisões acidentais. Entre o equipamento de manipulação de materiais e os trabalhadores. Oferecendo uma solução flexível, o sistema se encaixa na maioria dos tipos de empilhadeiras de alcance. E outras máquinas pesadas encontradas na indústria portuária e outras indústrias.

There is 1 comment

  1. 12 de maio de 2018, 19:43