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90% das multas são por sobrepeso por eixo, porque?

Evite multas e prejuízos colocando uma balança para pá carregadeira em sua produção

Sua empresa anda levando multas devido ao sobrepeso das cargas? Será que não está na hora de contar com um sistema de pesagem embarcada eficiente em sua rotina de trabalho?

Controlar o PBT – Peso Bruto Total é muito simples. Basta pesquisar na Portaria do DENATRAN qual o PBT permitido para o veículo, subtrair deste valor a Tara e você saberá a carga máxima admissível.

A tara você conhece através da balança rodoviária (quando o veículo entra para carregamento), e a carga você poderá controlar através de diversas formas, sendo uma delas através de uma balança para pá carregadeira.

Neste caso, duas dicas:

Tara: deve ser medida com motorista na cabine, tanque original e suplementares cheios e veículo completo (grades e lona). Um veículo pode ter mais de 1 tonelada apenas de combustível, então, se os tanques estão a 50% isso realmente faz diferença.

Balança embarcada da pá carregadeira: quanto maior a precisão, melhor. Existem no mercado balanças embarcadas com erro desde 0,5% até 5%. Um erro de 5% em 23 tonelada vai gerar um desvio de mais 1,15 ton.

Então, tomando alguns cuidados na medição da Tara e no controle do peso da carga, errar o Peso Bruto Total por erro técnico é muito raro.

Sobrepeso por eixo

Controlar o peso por eixo, teoricamente, é também mais fácil. Basta distribuir a carga uniformemente, mas na prática é muito mais complicado.

Geralmente, quem acerta no Peso Bruto Total e erra apenas no Peso por Eixo, por exemplo, não está auferindo nenhuma vantagem econômica. Está, na realidade, levando a quantidade correta de carga. Simplesmente comete um “erro técnico”, e de difícil solução em alguns casos.

Por esse erro técnico, poderá ocorrer a multa, mesmo que o transportador/ embarcador tenha agido de boa fé ao carregar o PBT correto.

Por isso, investir em uma balança embarcada fará toda a diferença não somente para evitar multas, como apresentar resultados mais eficientes a respeito do trabalho como um todo.

Motivos para o erro técnico

  • Motorista que leva a família na boleia do caminhão,
  • O “frete particular” carga adicionada pelo motorista depois de sair do embarcador
  • Carga fracionada que sai bem distribuída (dentro do PBT e do limite por eixo), mas conforme vão sendo feitas as entregas, a distribuição por eixo fica prejudicada e gera multas.

Relação dos vários desafios na distribuição de cargas:

  • É preciso encontrar o ponto G do caminhão
  • A tolerância na pesagem de caminhões

Transporte Florestal: como vamos saber qual o peso exato de cada árvore?

  • Transporte de Lixo
  • Transporte Fracionado
  • Entregas Parciais

Existem ainda alguns casos especiais como:

Carretas longas de 3 eixos juntos (com + de 14 metros de comprimento) com caminhão-trator de 2 eixos não distribuem corretamente a carga, mesmo se transportar no PBT

A posição da suspensão está “traseira” para manter o Balanço Traseiro em 3,5 metros (Resolução 210) e isso transfere carga adicional ao trator, sobrecarregando os seus eixos.

A grande e definitiva solução para todos estes casos seria implantar um sistema de pesagem embarcada nos caminhões. A restrição nisso era que os sistemas de pesagem para estas aplicações (considerando que as suspensões mecânicas são a grande maioria das suspensões em uso no Brasil) utilizam o princípio de células de carga: uma solução de alto custo de aquisição e de instalação.

A boa notícia é que recentemente surgiram alternativas econômicas e tecnicamente viáveis para a medição de peso por eixo. Elas são baseadas na deflexão do feixe de molas e com uso de:

  • Sensores por extensometria (vibrating wire strain gauge).
  • Sensores eletro-mecânicos de medição de ângulo.
  • Sensores microprocessados de medição de inclinação.

Estes sistemas trazem várias características positivas quando comparadas com o uso de células de carga:

  • Garantia do monitoramento de carga por eixo.
  • Facilidade de instalação (não é necessário retirar a carroceria dos chassis).
  • Rapidez e simplicidade de instalação.
  • Baixo custo (uma fração do custo de sistemas com células de carga).
  • Não alteram as características originais do veículo.

Nós da Marpress estamos muito satisfeitos em disponibilizar deste recurso, que tem ajudado muitos de nossos clientes a aperfeiçoarem seus processos e melhorar seus resultados, evitando também o prejuízo das multas.

A balança para pá carregadeira é uma valiosa ferramenta para evitar a sobre carga em eixos e desta forma eliminar definitivamente as multas, reduzir custos de manutenção de veículos, pavimento e aumento da segurança nas estradas.

Gostaria de tirar dúvidas e conhecer mais sobre balanças para pá carregadeira, assim como as demais soluções e produtos da Marpress? Entre agora em contato com nossa empresa! Estamos localizados na Rua Barbosa Resende, 245 – Grajaú – Belo Horizonte / MG. Telefone 31 3314 3600.

 

 

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