fbpx
5 cuidados ao operar uma empilhadeira

Apesar de muito útil, a empilhadeira também pode ser muito perigosas, se manuseada de forma inadequada ou por profissional não-habilitado. Utilizada para carregar e descarregar mercadorias em pallets – que vêm a ser um estrado de madeira, metal ou plástico – ela têm sua operação pautada pela Norma Regulamentadora – NR 11.

De acordo com ela, todo trabalhador que operar um equipamento com força motriz própria, como é o caso da empilhadeira, deve realizar um treinamento específico. Se considerado apto, ele recebe um crachá, contendo nome completo, foto e data do exame médico. É recomendável, também, que os operadores sejam devidamente habilitados para dirigir veículos automotores, segundo o Código Nacional de Trânsito.

Além de seguir esses preceitos básicos, confira abaixo cinco medidas indispensáveis para que o trabalhador esteja seguro ao operar a empilhadeira e, consequentemente, mantenha a vida dos outros em segurança.

1-    Treine os funcionários

O seu funcionário está apto para operar uma empilhadeira? Existem diversos cursos que ensinam técnicas de operação e de prevenção de acidentes.

É importante também orientar quem circula perto desses veículos. Medidas como prestar atenção na direção em que a máquina está se movendo, e nos sinais emitidos pelo operador, são sempre recomendadas.

2-    Invista em segurança

 Já existem no mercado equipamentos que previnem acidentes com empilhadeiras, como o farol de segurança Linepress. Ele emite uma faixa luminosa na cor vermelha, que mostra ao funcionário a distância segura a ser mantida, evitando acidentes e colisões. A tecnologia LED utilizada no LINEPRESS apresenta alta eficiência e baixo consumo de energia, é resistente a vibrações e tem grande durabilidade.

Outro equipamento essencial para evitar acidentes com empilhadeiras é o alerta anti-atropelamento e anticolisão ZoneSafe. Com tecnologia de última geração, ele indica ao operador a presença de pedestres na sua rota,bem como alerta os transeuntes da aproximação do veículo : dupla segurança !

Devido ao volume ou tamanho da carga, a visão do motorista pode ser limitada ou inexistente. Esses pontos cegos da máquina aumentam o risco da operação, principalmente em espaços confinados. Mas com o uso de tags ativos e da tecnologia RFID (radiofrequência), o Zonesafe equipa a empilhadeira com um transponder/antena que emite um alarme sonoro e visual para o operador sempre que ele se aproxima de alguém. Já o Tag vibratório (único do mercado) chama a atenção do pedestre para a proximidade do veículo.

3-    De olho na manutenção

É muito importante estar sempre atento à manutenção preventiva das empilhadeiras. Ela é essencial para que situações de risco sejam evitadas. Muitas vezes, é necessária também a manutenção corretiva, ou até mesmo uma boa reforma.

4-    Organize o ambiente de trabalho

Preparar o ambiente em que as empilhadeiras circulam pode evitar graves acidentes. Investir em uma boa iluminação, rampas com piso antiderrapante e obstáculos fixos pintados com cores vibrantes são um bom começo.

 5-    Cuidado ao fazer curvas

É recomendável fazer curvas lentamente, e dirigir com cuidado, principalmente nas esquinas. Se preciso, use a buzina como forma de alerta. Durante a operação do equipamento, os braços do operador devem ser mantidos dentro do compartimento. E mais uma vez: os outros trabalhadores devem ficar longe da empilhadeira e, em hipótese nenhuma, aproximar-se do mecanismo de elevação quando a máquina estiver em movimento.

Mas diz aí: na sua empresa, como é feita a operação de uma empilhadeira? Para se manter atualizado com dicas e informações sobre esse equipamento, siga nossas redes sociais e continue acompanhando nosso blog.