fbpx
4 fatores que afetam a produtividade de uma pá carregadeira

A produtividade em sua mineradora não está satisfatória? Conheça alguns fatores que podem estar afetando a pá carregadeira

Quem trabalha com mineração sabe a importância da produtividade das pás carregadeiras. Isso porque, nas operações de lavra, as pás carregadeiras são os recursos mais comuns para carregamento de rocha.

Em mineração, os custos de operação dos equipamentos de carregamento e transporte representam mais da metade do total do custo de operação.

Este custo é tão representativo que pode tornar o total da operação lucrativa, mantê-la em um estado marginal ou mesmo inviabilizá-la.

Afinal, como gerenciar este custo?

Tudo começa pela seleção dos equipamentos e aqui na Marpress você conta com uma equipe especializada para propor e sugerir soluções que possam melhorar a produtividade da sua empresa.

A seleção correta do equipamento ocupa grande parte das preocupações do planejamento da lavra, pois é um fato um tanto óbvio que diferenças de tecnologia entre os diversos fabricantes de máquinas impliquem nas diferentes produtividades dos equipamentos.

Desta forma, geralmente se investe na marca mais cara  por acreditar ser amais confiável, mais ágil e requer menos manutenção.

O que não é tão óbvio assim, é que a qualidade dos controles de produção podem limitar de tal forma a produtividade, que o investimento na marca mais cara pode ser perdido por falta de informações confiáveis para gerenciar a performance do carregamento.

Quando não há instrumentos de pesagem embarcada, o índice de produção usual é o número de caminhões carregados X a carga média do caminhão (padrão).

Como a carga média é um número fixo, o indicador para gerir todas as perdas acima acaba se reduzindo ao número de caminhões que cada pá carregadeira carregou por dia.

A partir do nosso trabalho em campo, observamos que são quatro as perdas de produtividade mais frequentes e mais relevantes no uso de pás carregadeiras.

 Confira as principais e veja se a sua empresa não está sendo prejudicada

  1. Perda por pausas não programadas.

Tempo perdido quando os operadores retardam o início do trabalho, pausam a produção sem motivo justificável e interrompem o processo antes do fim do expediente.

 

  1. Perda por aumento do tempo ciclo.

Não há interrupção do trabalho, mas a velocidade de execução diminui e, consequentemente, é necessário maior número de horas para manter o mesmo volume carregado.

 

  1. Perda por redução do enchimento médio da caçamba e/ou carregamento parcial do caminhão.

Uma perda de eficiência que se desenvolve de modo crônico e quase imperceptível.

  1. Perdas por retrabalho.

Quando há a necessidade de retirar ou adicionar carga no caminhão devido a uma falta ou excesso de peso identificado em balança.

Fique atento, a Marpress tem a solução que você precisa

Sempre que ocorrem algumas dessas perdas que relatamos anteriormente, a tendência é que para manter a meta de caminhões carregados por dia, o operador reduza a carga de cada caminhão a fim de liberá-los mais rapidamente.

Em alguns locais, para gerar um dado mais acurado, os caminhões são pesados por amostragem, mas quando a pesagem não é realizada em 100% dos carregamentos, facilmente se perde o controle das 4 perdas básicas.

Ironicamente, estas são as perdas mais fáceis de serem evitadas com o uso da pesagem embarcada.

Se você observou que sua produção está passando por alguns desses problemas, saiba que a Marpress atua no setor de tecnologia on board, e tem como missão trazer ao Brasil as soluções mais inovadoras nas áreas de pesagem embarcada e segurança veicular.

Temos a solução que a sua empresa precisa para tornar melhorar a produtividade e segurança na linha de produção.

Gostaria de tirar dúvidas e conhecer mais sobre as soluções de produtos da Marpress? Entre agora em contato com nossa empresa! Estamos localizados na Rua Barbosa Resende, 245 – Grajaú – Belo Horizonte / MG. Telefone 31 3314 3600.

Contato

Rua Barbosa Resende, 245 - Grajaú CEP: 30.431-163 - Belo Horizonte / MG

marpress@marpressbrasil.com.br

+55 (31) 3314-3600

+55 (31) 99789-3600