Uma área de crescente preocupação tanto do ponto de vista da manutenção industrial quanto da saúde humana é a qualidade do ar na cabine do operador. Quando os sistemas de ar condicionado se obstruem com partículas contaminantes e deixam de funcionar, o resultado é a perda de ar frio e a perda do fluxo de ar na cabina do operador. Para combater este efeito o operador abre a porta ou janela permitindo que o ar carregado de partículas não filtradas entre na cabina. A consequência da falta de climatização é um rápido declínio na qualidade do ar da cabine, o que provoca falhas eletrônicas, falhas prematuras no sistema de ar condicionado e um aumento das doenças respiratórias. Uma extensa pesquisa realizada pela Sy-Klone Internacional em conjunto com o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos Estados Unidos (NIOSH) produziu tecnologias recém patenteados que fornecem a pressurização constante da cabine com ar altamente limpo.
Em uma mina de carvão na Colômbia o filtro de ar externo do sistema original de admissão de ar das escavadeiras entupia a cada 1,5 dias, estas máquinas operam no descarregamento de carvão. Este sistema foi substituído pelo Sistema RESPA-CF SY-KLONE e os resultados obtidos foram surpreendentes. A vida do filtro de ar externo foi estendida para 1.000 horas, neste período o filtro não foi lavado ou soprado. A cabine permaneceu pressurizada durante todo o período de 1000 horas, desta forma não houve entrada de poeira na cabine e tanto o ar externo como a recirculação de ar permaneceu livre de partículas até 0,5 mícrons. Os operadores relatam que eles não saem mais cobertos de pó de carvão ao final do seu turno. A redução de custos para o proprietário da mina ocorreu em diversas áreas: aumento da satisfação do operador com o trabalho, redução o tempo de afastamento por doenças, aumento do tempo de disponibilidade de máquina, diminuição da manutenção de A/C, diminuição de falhas no sistema eletrônico devido as contaminações por areia, redução de intervalos de manutenção de filtro e redução de custos com filtros.
O segredo da nova tecnologia presente no sistema RESPA é a remoção de partículas com até 5 mícrons do fluxo de ar que chega até o filtro, com uma eficiência de até 90%. Isto é melhor explicado desta forma: “antes de mais nada, o melhor é não deixar a sujeira chegar no filtro”. Esta tecnologia simples permite uma grande melhoria na qualidade do ar da cabine, preserva a vida do operador ao mesmo tempo que reduz os custos de operação da máquina, preservando assim o capital e a saúde, um verdadeiro ganha-ganha.
Gravei neste vídeo uma apresentação de como o sistema RESPA funciona: