Muitas vezes, para se obter maior aproveitamento em cada viagem, alguns caminhoneiros e empresas levam cargas com peso acima do permitido. Mas, conforme o documento elaborado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), essa decisão danifica os veículos, aumenta o consumo de combustível e o risco de acidentes, interfere na qualidade das rodovias, gera problemas ambientais e ainda prejudica o mercado transportador. Clique aqui para ter acesso ao documento da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Selecionamos algumas vantagens de não realizar transporte com sobrecarga baseadas no informe: Transporte em Movimento – “As vantagens de transportar sem sobrecarga. Confira!
DIMINUI OS DANOS AOS CAMINHÕES
A sobrecarga leva ao desgaste precoce de peças e equipamentos, gerando um gasto adicional desnecessário. A suspensão do veículo, por exemplo, absorve os impactos no solo e garante a estabilidade do caminhão. Com a sobrecarga, pode haver um desequilíbrio na distribuição das forças e há um maior desgaste de amortecedores e molas, entre outros problemas no veículo.
EVITA O AUMENTO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Para se deslocar com o excesso de peso e desenvolver a velocidade habitual, exige-se mais do motor. Com isso, há um maior consumo de diesel. Esse item já pesa habitualmente no bolso do transportador, pois representa o maior insumo do setor. Assim, respeitar a tonelagem correta significa mais economia.
NÃO GERA DANOS AO PAVIMENTO
O excesso de peso compromete a durabilidade do pavimento das vias e danifica a estrutura de pontes e viadutos. Uma infraestrutura de má qualidade vai gerar aumento de custos operacionais ao setor transportador, mais riscos, lentidão no tráfego e desconfortos durante as viagens, além de poder causar danos à carga transportada.
DIMINUI O RISCO DE ACIDENTES
Um veículo sobrecarregado tem mais chances de se envolver em acidentes, especialmente em situações de frenagens ou de mudanças bruscas de direção. As ocorrências são mais graves e aumenta a chance de tombamento. Essa situação pode piorar com o aumento da velocidade do veículo e ao percorrer curvas acentuadas. Viagens mais seguras dependem do transporte com o peso correto.
NÃO GERA MULTAS
O valor da multa aumenta quanto mais peso em excesso o veículo transportar. Além da autuação do motorista, quando o excesso de peso é constatado, o veículo fica retido e é necessário fazer o transbordo da carga. Tudo isso gera prejuízos ao transportador.
Evite sobrecarga com o Limitador de Carga para caminhões!
A balança Vishay é um sistema de otimização de carga útil, monitoramento de sobrecarga e distribuição de carga do veículo para uso em veículos com mola de aço ou suspensão pneumática, ou uma combinação das duas opções.
Permite o monitoramento em elevação de cargas e pesagem e conferindo segurança e precisão de 0 a 1,5% aos processos de logística.
Benefícios da solução!
• Precisão – melhor que 3% (90-110% do FSD);
• Para um bom funcionamento é essencial que o caminhão esteja em um terreno perfeitamente nivelado;
• Simples de operar;
• Fácil de instalar em veículos novos e existentes;
• Nenhum input driver necessário;
• Monitoramento de eixo e sobrecarga bruta;
• 7,5 – 50 ton GVW;
• Robusto para ambientes agressivos;
• Identificação automática de reboque;
• Alarmes programáveis para sobrecargas por eixo ou peso bruto;
• Distribuição de carga equilibrada;
• Maximize a capacidade de carga útil e evite multas;
• Reduza o desgaste do veículo e o consumo de combustível.
Fonte: As vantagens de transportar sem sobrecarga
Curtiu? Entre em contato para mais informações: Telefone: (31) 3314-3600, WhatsApp: (31) 99789-3600, E-mail: marpress@marpressbrasil.com.br.