Pioneiro, foi feito em São Cristóvão e exibido na Espanha
Muito antes de qualquer montadora fabricar caminhões no Brasil, existiu um inventor que criou o primeiro caminhão 100% nacional. José Augusto Prestes, nascido em Portugal, veio para o Brasil no início do século 20. Formado em engenharia mecânica nos Estados Unidos, foi dono da A. Prestes & C. Ltd, empresa que desenvolvia soluções para beneficiamento de café.
Foi nessa fábrica, em 1927, que foi construído um caminhão, totalmente feito no Brasil, batizado de Bandeirante. Considerado grande para os padrões da época, o caminhão tinha capacidade de carga de 7 toneladas, e motor com potência entre 45 e 60 cavalos.
O Bandeirante circulou no Rio de Janeiro por dois anos. Em 1929 foi embarcado em um navio com destino à Espanha, onde ocorreu a Exposição Iberoamericana de Sevilha, que mostrava produtos dos países latino-americanos.
Após ser levado para exposição na Europa, o Bandeirante não foi mais fabricado. Somente em 1949, a Fábrica Nacional de Motores trouxe cerca de 200 caminhões desmontados, da Itália, para serem finalizados no Brasil, sendo a primeira montagem de caminhões no país. E em 1956, a Mercedes-Benz começou a produção do modelo L-312, primeiro caminhão fabricado totalmente no país.
E aí, você conhecia o Bandeirante? É caminhoneiro e gosta de ficar por dentro das novidades do mundo dos caminhões? Clique AQUI e conheça nossas soluções que geram segurança nas estradas.
Fonte: Jornal o Globo e Site Motor 1.com