Motorista pode dormir no caminhão? Confira!

De acordo com um estudo feito pela empresa Arteris que administra diversas rodovias no Brasil, 47% dos motoristas de caminhões dormem fora de casa cerca de 20 dias em um único mês e metade dorme no próprio caminhão. Muitos desses motoristas dormem na cabine do caminhão. 

Mas será que é permitido pela lei o motorista dormir no caminhão? É isso que vamos descobrir neste artigo. Continue a leitura e descubra. 

O que diz a lei sobre o descanso do caminhoneiro: atualizações

Intervalo e descanso

Atualmente, dentro de um período de 24 horas, o caminhoneiro precisa de um intervalo mínimo de descanso de 11 horas (a Lei do Caminhoneiro permitia um período de 8 horas, com as 3 horas restantes podendo ser diluídas na próxima jornada de trabalho).

Já a folga semanal do caminhoneiro, por sua vez, precisa ser de no mínimo 24 horas em trajetos com prazos superiores a 7 dias.

Tempo de espera é trabalho

O tempo de espera passa a contar como tempo de trabalho, quanto como período em que o motorista se encontra à disposição de seu empregador. Consequentemente, esses períodos devem ser pagos como partes integrantes das jornadas dos condutores.

Repouso com movimentação do veículo

O descanso precisa ser sempre com o veículo parado. 

Afinal, o motorista pode dormir no caminhão? 

A resposta é: depende!  Se a cabine possuir elementos que possibilitem o adequado repouso do motorista, como por exemplo, uma cama, climatizador, é permitido. 

Caso contrário,  a empresa contratante do motorista tem que fornecer a hospedagem, seja em hotel ou pousada.

Sensor de Fadiga: mais segurança e para os motoristas de caminhão

Além do descanso adequado é importante também procurar soluções que geram mais segurança para o motorista. A fadiga e a sonolência são as principais causas de acidentes de trânsito, especialmente entre motoristas de veículos pesados ​​como caminhões. Quando um motorista está cansado, seus tempos de reação diminuem e sua capacidade de tomar decisões rápidas e precisas é comprometida, o que aumenta significativamente o risco de acidentes. 

Com o Sensor de Fadiga Lifepress Segunda Geração da Marpress Brasil é possível proteger não apenas as pessoas, mas também os bens transportados e os ativos da frota. A solução ajuda a detectar os sinais de sonolência ou fadiga antes que ela cause problemas. Isso permite que o motorista seja alertado a tempo para fazer uma pausa, descansar ou tomar outras medidas para se manter alerta e evitar acidentes. 

Conclusão

Conhecer os direitos dos motoristas de caminhão não apenas protege os interesses individuais dos trabalhadores, mas também promove um ambiente de trabalho seguro, justo e equitativo para todos os profissionais do setor de transporte rodoviário.

Não deixe também de pesquisar por soluções em segurança para motoristas de caminhão, pois elas, protegem vidas, reduzem acidentes, economizam custos, garantem a conformidade regulatória e melhoram a eficiência operacional no setor de transporte rodoviário.

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