fbpx
Por que escolher equipamentos com homologação da Anatel?

Você já deve ter ouvido várias vezes que determinado produto é homologado pela Anatel, certo? A questão é que nem todo mundo sabe exatamente o que é homologação ou o que quer dizer o certificado de homologação emitido pela agência reguladora do setor de telecomunicação.

São diversos os produtos que, após sua fabricação, precisam ser submetidos a testes e à fiscalização dessa instituição antes de serem vendidos e utilizados. E aqueles que não apresentam um selo de aprovação tendem a ser os mais perigosos.

Quer aprender mais? Então continue lendo e entenda melhor.

O que é homologação de produtos/serviços telefônicos?

A homologação é competência da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Ela indica que um produto passou pelos testes necessários, foi considerado adequado às normas brasileiras e é compatível ao nosso sistema de telecomunicações.

Sua regulamentação se relaciona com o tipo de tecnologia utilizada nos equipamentos capazes de realizar transmissão de sinais, o que é feito em produtos antes de entrarem no mercado.

Que tipo de produto deve ser homologado pela Anatel?

Existe no Brasil uma lista específica de equipamentos que precisam ser submetidos ao processo de homologação. A maioria, obviamente, parte do setor de telecomunicações, como transmissores de ondas de rádio, telefones celulares e modens de linhas telefônicas.

Apesar disso, é importante dizer que existem alguns outros produtos e acessórios que também exigem certificação, por exemplo:

  • Tablets;
  • Notebooks;
  • Carregadores e baterias de aparelho celular;
  • Demais produtos que incluam tecnologia Wi-Fi.

Por fim, outros dispositivos com capacidade de transmissão por rádio, como algumas impressoras, câmeras, Smart TVs e consoles de videogame, ou transmissão por Bluetooth, como GPS e fones de ouvido sem fio, também precisam passar pela análise de certificação.

Conheça os riscos de obter produtos sem a homologação da Anatel

Quem compra produtos não homologados e certificados pela Anatel, está sujeito a multa grave designada pelo órgão por estar favorecendo ao comércio ilegal, além de correr a diversos riscos como de uma explosão do aparelho, choques elétricos e até mesmo de desenvolver problemas de saúde devido ao material desses produtos serem muitas vezes tóxicos.

Produtos não homologados interferem diretamente na eficiência das redes de telecomunicação, devido a sua incompatibilidade técnica.

  • Não possuem garantia de qualidade.
  • A má qualidade dos produtos, pode ocasionar curtos circuitos.
  • Agressão ao meio ambiente.

São passíveis de advertências, multas e apreensão. Estendendo‐se aos fabricantes, prestadores de serviço de telecomunicação, revendedores, distribuidores, e até mesmo ao usuário final.

Soluções Marpress Brasil possuem a certificação da Anatel

O sensor de aproximação Preview Sentry, o sistema de segurança composto por Câmera WIFI e o sistema de alerta Zone Safe da Marpress Brasil possuem a certificação autorizada da Anatel.

A certificação quer dizer que um produto foi aprovado nos testes que verificaram sua segurança e garante que ele tem o padrão mínimo de qualidade, tendo recebido o aval para utilização.

Um produto homologado pela Anatel é facilmente identificado, pois ele tem o selo não removível da agência, no qual os quatro primeiros dígitos correspondem ao número da homologação e os dois últimos ao ano da emissão do processo.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato para mais informações: Telefone: (31) 3314-3600, WhatsApp: (31) 99789-3600, E-mail: marpress@marpressbrasil.com.br.