fbpx
Indústria 4.0: com essa revolução afeta minha fazenda

A indústria 4.0 não é somente sobre novas tecnologias, ela está transformando diversos setores da economia. Nesse cenário, a agricultura e o agronegócio também vêm sentindo alguns impactos. Máquinas cada vez mais conectadas ao digital e tecnologias que disponibilizam informações precisas tornam os processos mais autônomos e inteligentes.

Que tal saber como esta quarta revolução industrial pode influenciar na produtividade da sua fazenda? Continue lendo!

Mas afinal, o que é a indústria 4.0?

O conceito de indústria 4.0 nasceu na Alemanha e trata da transformação da comunicação das máquinas e como utilizam as informações para otimizar processos de produção. Para isso, são utilizados sistemas cyber-físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, deixando a produção cada vez mais autônoma e customizável.

Como a indústria 4.0 influencia o agronegócio?

Desde que chegou ao campo, a indústria 4.0 vem transformando a maneira como é conduzida a produção agrícola em todas as suas etapas. Nesse sentido, entra a agricultura 4.0, que adota recursos computacionais de alto nível tecnológico para produzir mais, com menos.

A partir da mecanização do campo, as decisões passam a ser orientadas com base em dados que podem contemplar o clima, as características da terra, da lavoura, e até evitar acidentes fatais envolvendo os tratores e os trabalhadores do local.

Seu grande diferencial está em possibilitar ao produtor tomar decisões mais assertivas, já que ele detém informações vitais e precisas para o acompanhamento de todo o ciclo agrícola.

Que ferramentas da indústria 4.0 já estão sendo aplicadas na agricultura?

Conheça algumas das ferramentas da indústria 4.0 que já chegaram ao campo:

Drones: equipados com um sistema de computador, GPS e câmera, eles são capazes de sobrevoar grandes áreas para realizar um mapeamento completo do local. As imagens captadas por eles podem ser utilizadas para a detecção de problemas na plantação, como pragas ou deficiência na irrigação. Com dados precisos, o agricultor pode buscar a melhor solução para aquele ponto específico.

GPS: este dispositivo combina informações sobre latitude e longitude de propriedades rurais. Ao ser acoplado em máquinas, oferece várias possibilidades de análise gerencial e automação. Por exemplo, ele pode ajudar numa pulverização mais precisa, coletando dados sobre locais onde as pragas se instalaram. Assim, uma máquina ou aeronave conseguirá ir direto ao ponto para aplicar o defensivo no lugar exato.

Análise do clima: os fatores climáticos têm influência direta sobre os resultados no campo, afetando todas as etapas do desenvolvimento das culturas. A análise mais precisa do clima, e a coleta frequente dos dados meteorológicos, favorecem desde a preparação do solo até a colheita da cultura em si.

Equipamentos de segurança: o primeiro passo para evitar acidentes é monitorar os pontos cegos na operação de máquinas e equipamentos. A partir desse mapeamento é possível criar mecanismos para solucionar esse problema, como o posicionamento de um observador para guiar o operador da máquina nesses pontos cegos. Além disso, outro recurso viável é a utilização de sensores para evitar que outros operários transitem em locais de perigo durante o uso de máquinas e equipamentos. 

Com a tecnologia da Câmera Viewpress da Marpress, você leva segurança para sua colheita:

Ainda não sabe como eliminar os pontos cegos da sua máquina agrícola? Então, a Câmera Viewpress é ideal pra você! Ela é um sistema de segurança que elimina os pontos cegos para os operadores das máquinas, principalmente na traseira e nas laterais, independente da altura ou posição.Clique aqui (link) para conhecer mais.

Biotecnologia: a partir dela, é possível fazer modificações genéticas ou produzir insumos e defensivos mais efetivos, tornando os cultivos resistentes ou com maior qualidade.

Quais são os impactos da agricultura 4.0 a longo prazo?

A agricultura 4.0 será fundamental a longo prazo. Com operações cada vez mais precisas, espera-se reduzir as grandes quantias de aplicação de água e insumos agrícolas. Isso sem falar em ganho de produtividade e ampliação da oferta de alimentos

A Marpress Brasil segue oferecendo excelência em tecnologia onboard para operações agrícolas. Equipamentos de ponta possibilitam agilidade e economia para seu negócio. Entre em contato e mantenha sua produção em alta performance. www.marpressbrasil.com.br

Contato

Rua Barbosa Resende, 245 - Grajaú CEP: 30.431-163 - Belo Horizonte / MG

marpress@marpressbrasil.com.br

+55 (31) 3314-3600

+55 (31) 99789-3600