fbpx
Sistema anticolisão: entenda sua importância nos centros de distribuição
Sistema anticolisão: entenda sua importância nos centros de distribuição

Antes de um produto chegar até o consumidor final, ele passa por diversas etapas de uma cadeia de distribuição.  O centro de distribuição (CD) é uma parte fundamental desse processo, por isso investir na segurança do local ajuda a evitar ameaças e riscos a materiais e equipamentos que podem causar grandes prejuízos para a organização.

Para garantir a segurança nos centros de distribuição, a empresa deve definir, implementar e manter planos e procedimentos que identifiquem potenciais riscos e ofereçam respostas rápidas a situações de emergência. Existem ferramentas que maximizam a proteção do profissional, preservam a sua integridade, e de outras pessoas que estejam circulando no local.

Uma dela é o sistema de alerta de colisão. Esta solução permite que a condução do veículo seja realizada de forma preventiva. Afinal, proporcionar boas condições de trabalho para o operador de empilhadeira e os pedestres também fazem parte de uma gestão bem-feita.

Por que investir em sistema anticolisão?

Colisões entre empilhadeiras e pedestres são a mais comuns em centro de distribuição. Podem ocorrer por diversos motivos: falta de atenção, distração gerada por cansaço, imprudência na condução, entre outros.

De fato, grande parte dos acidentes são gerados desta forma. E, ao mesmo tempo, a grande maioria deles poderia ser evitada caso o veículo possuísse algum sistema de alerta, que emite avisos preventivos para o motorista.

A tecnologia de alerta de colisão

EGOPro

EGOpro da Marpress Brasil

Você já ouviu falar do EGOpro? A solução de alerta de proximidade reduz ao mínimo o risco de acidente entre empilhadeiras e pedestres em áreas de trabalho compartilhadas. O sistema detecta de forma confiável os trabalhadores na zona perigosa ao redor da empilhadeira, criando um ambiente de trabalho seguro.

Por meio de alarmes visuais e acústicos, o sistema avisa o motorista, em tempo real, em um display na cabine do motorista, da presença e da posição dos trabalhadores, usando EPIs ativos, que se aproximam perigosamente do veículo em movimento. Com o sistema, o inversor pode tomar imediatamente as medidas de segurança mais adequadas para evitar impactos com outros trabalhadores ou outros veículos.

3 funções em um sensor!

O Sistema de Alerta e Alerta de Proximidade pode dar ao motorista três tipos de alerta: o primeiro é um Pré-alerta (amarelo), o segundo é um Alerta (vermelho), um pouco mais perto do veículo e, finalmente, o alerta (branco) de outro veículo. Precisamente dentro do veículo, através do display touch screen, ao inserir uma senha, você pode configurar: a faixa de ativação dos sensores, o volume do alarme e o tipo de som do alarme.

1. Pré-aviso: veículo / pedestre

Alcance AJUSTÁVEL até 50m. Display que mostra a posição do trabalhador ao redor do veículo com a opção de gerenciar um contato de relé.

2. Aviso: veículo / pedestre

Alcance AJUSTÁVEL até 5m. Display mostrando a posição do trabalhador em torno do veículo com conexão a um segundo relé de contato.

3. Aviso: veículo / veículo

Alcance AJUSTÁVEL até 100m. Display mostrando a posição do veículo.

ZoneSafe – anti-atropelamento e anticolisão

É uma solução que alerta o operador sobre a presença de pedestres em sua rota, e avisa também os transeuntes da aproximação do veículo. Ou seja, oferece dupla segurança.

O sistema utiliza tecnologia de radiofrequência (RFID) para criar zonas de proteção em torno do maquinário equipado com as antenas. Esse equipamento atua em conjunto com os tags utilizados pelos pedestres (VIBRATAGS) e nas máquinas (DRIVERTAGS), que são identificados automaticamente quando entram na zona de detecção. Um alarme sonoro e visual alerta o operador da proximidade de transeuntes. E por sua vez, o tag de quem estiver passando avisa a pessoa da proximidade do veículo.

Sensor de proximidade

Ele é um sistema via radar (FMCW) de detecção de objetos, em movimento ou fixos, projetado para alertar os operadores de equipamentos sobre a presença de obstáculos. Em uma área de cobertura pré-definida, o sensor relata a distância do item mais próximo, por meio de indicadores de alcance visual (monitor) e de um sinal sonoro para o condutor.

Mais confiança, segurança e eficiência em todas as operações

É primordial, para uma logística de transporte eficiente, conter tecnologias que auxiliam o profissional responsável pelas operações, em todas as fases do processo.

E é justamente por isso que a Marpress Brasil fornece as melhores soluções para o seu negócio. Entre em contato com a gente pelo telefone (31) 3314-3600 e conheça todas nossas soluções. Estamos à disposição para fornecer todas as informações necessárias para facilitar a sua tomada de decisão.