fbpx
Tecnologia na agricultura: mais produtividade e segurança

Você já imaginou o mundo sem tecnologia? É praticamente impossível pensar nisso, não é mesmo? Mas ela não se restringe apenas às indústrias nas cidades. A tecnologia também é aplicável ao campo e à produção agro.

O uso de sistemas integrados, robótica e sensores têm revolucionado os mais diversos tipos de processos agrícolas. O resultado direto é a melhora dos ganhos de produtividade no campo, facilitando a gestão e diminuindo diversos custos para o produtor.

Mas a tecnologia na agricultura vai muito além disso. Quer saber mais? Continue com a gente e descubra! Boa leitura.

  1. AgTech

AgTech é um termo em inglês para designar as novas empresas, muitas delas startups, que desenvolvem novas tecnologias aplicadas ao campo. Os ramos de atuação são muito vastos e incluem produção, fertilização, controle de pragas, logística etc. Veja:

Robôs e Drones:

Robôs colhedores, especialistas em fertilização e/ou cuidados fitossanitários(vírgula), já estão sendo desenvolvidos e testados.

Ao mesmo tempo em que o uso de Drones para imagens, em formato de fotos ou vídeos, já está bastante difundido no meio agrícola para acompanhar o desenvolvimento da produção, prevenir incêndios e até para processos de polinização. 

Big Data e Softwares

“Data is the new oil”, disse Clive Humby, matemático londrino especializado em ciência de dados, que em tradução livre significa “Os dados são o novo petróleo”. Não seria diferente na agricultura: dados como qualidade do solo, umidade e variações climáticas chegam em tempo real.

Os softwares de gerenciamento, por sua vez, enviam comandos para melhorar a performance da produção.

Biotecnologia

Processos de cruzamentos de determinadas espécies, tanto vegetal como animal, para gerar descendentes mais adaptados ou com vantagens reprodutivas, são feitas há milênios.

Contudo, o avanço da ciência vem permitindo a descoberta de genes relevantes para determinados fins e o aprimoramento de espécies em tempo recorde. É o caso do Método CRISPR que permite silenciar um gene isolado para que ele não apareça nas próximas gerações, resultando em espécies mais desenvolvidas.

2 – Uso de equipamentos de segurança

Veículos agrícolas são, em sua maioria, de grande porte e correm o sério risco de causar acidentes graves. Esse risco aumenta ainda mais quando há pessoas trabalhando nas proximidades.

Situações como má iluminação, mau tempo, visão fraca, cansaço e fadiga podem gerar acidentes graves. Para evitá-los, é importante investir em equipamentos de segurança, como sensor de fadiga, câmera para ponto cego, sensores de aproximação e até lâmpadas de LED, para maior visibilidade.

3 – Preocupação ambiental

Degradação ambiental, além dos riscos para saúde humana são apenas alguns pontos negativos do uso de químicos e agrotóxicos na agricultura.

Com o aumento da conscientização ambiental, os estudos estão caminhando no sentido de entender quais são os melhores micróbios que podem diminuir as pragas nos plantios.

Também estão pesquisando sobre a utilização de nitrogênio, que poderá diminuir o custo em fertilização, além de baixar as emissões de gases e sua decorrência para vias fluviais.

4 – GPS agrícola

O Sistema de Posicionamento Global, ou GPS, é uma tecnologia que há alguns anos já vem sendo aplicada em larga escala na agricultura.

Esta tecnologia possibilita uma série de aplicações, como: completo mapeamento da plantação, amostragens virtuais do solo e do campo, monitoramento e inspeção dos processos agrícolas e total mapeamento da produção.

Os benefícios do GPS agrícola são inúmeros, mas podemos destacar alguns dos mais utilizados: localização exata de amostras de solo, coleta e análise de dados da plantação, controle e navegação de máquinas durante o serviço.

Agora você já pode escolher algumas dessas soluções e aprimorar ainda mais suas atividades agrícolas!

Somos especialistas em tecnologia onboard, que proporciona coleta, registro e transmissão de dados em tempo real, minimizando erros e permitindo operações realizadas com inteligência e precisão! Conheça nossos produtos.