fbpx
Operadores de máquinas pesadas: o que esperar da profissão em 2021

Você certamente já sabe que o investimento em maquinário de ponta é fundamental para ter mais produtividade e eficiência, não é mesmo? Mas não é só isso! Não podemos esquecer da importância dos operadores de máquinas pesadas. Mas, o que se pode esperar dessa profissão no futuro próximo?

A construção civil,a mineração e o agronegócio são as principais atividades econômicas nas quais um operador de máquinas pesadas pode se inserir. Nesse sentido, as perspectivas são animadoras, afinal, são os setores de maior movimento no país e com expectativas de crescimento promissoras.

Embora a pandemia tenha frustrado as previsões de crescimento para a construção civil neste ano, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), espera-se que em 2021 o segmento chegue a um crescimento de 3,4% na América Latina. Vale lembrar que o investimento em infraestrutura é a principal maneira de reaquecer economias. Em um cenário pós-pandêmico esse recurso será muito utilizado no Brasil e países vizinhos.

Já o agronegócio é um setor em franco crescimento mesmo durante a crise ocasionada pela pandemia. Em 2020, o segmento aumentou a produção de alimentos em 20% para abastecer o mercado nacional, e ainda, para exportar para parceiros comerciais. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), ainda em 2020, o país deve se tornar o maior produtor de alimentos do mundo.

É importante ressaltar também que o agronegócio responde por 25% do PIB brasileiro, garante 20% dos empregos do país e corresponde a 40% das exportações. (Dados da Embrapa).

Logo, as expectativas para o agronegócio são promissoras, mas, ainda assim, desafiadoras com um aumento do dólar que prejudica o valor das exportações.

Como se tornar um operador de máquinas pesadas?

Ninguém se torna um operador de máquinas do dia para a noite. É necessário estar preparado para manusear o equipamento com total controle de suas funções, além de ser capaz de superar obstáculos de forma eficaz e com segurança.

Para isso, existem no mercado diversos cursos para capacitação e especialização. Antes de procurar um deles, porém, o candidato deve ter pelo menos 18 anos de idade, ser habilitado com CNH categoria B e possuir ensino fundamental – claro que, quanto maior seu grau de instrução, mais fácil e melhor será seu aprendizado no treinamento.

Os cursos para operador de máquinas geralmente têm duração de 50 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas, com apresentação de modelos de equipamentos e demonstração de técnicas de manuseio.

Carreira e mercado de trabalho do operador de máquinas

O mercado de trabalho para o operador de máquinas pesadas é bastante amplo, principalmente para quem já tem experiência com vários tipos de equipamento. Na carreira, o operador tem a chance de conhecer novas pessoas e lugares, enfrentando desafios em diferentes condições e terrenos, e ampliando sua experiência profissional. E a capacitação faz toda diferença, podendo até influenciar na remuneração.

Agora você já sabe o que esperar da profissão e como dar o primeiro passo para ser um operador de máquinas pesadas. Quer se aprofundar no universo de máquinas e soluções que geram produtividade e segurança? Acesse nosso Blog e confira outros conteúdos que podem ser do seu interesse.