fbpx
Confira 3 tendências na agricultura

O mundo está mudando muito, além de rápido demais, e não poderia ser diferente no campo e nas tendências na agricultura. O desafio é o de sempre, aumentar a produtividade, enquanto também se preocupa com a saúde humana e os impactos ambientais.

Melhorar o rendimento das culturas e diminuir os custos com insumos e mão de obra é o que vem guiando os avanços da última década. 

Confira agora 3 tendências na agricultura que podem (e vão) impactar diretamente seu negócio rural. 

1 AgTech

AgTech é um termo em inglês para designar as novas empresas, muitas delas startups, que desenvolvem novas tecnologias aplicadas ao campo. Os ramos de atuação são muito vastos e incluem produção, fertilização, controle de pragas, logística etc. Veja:

Robôs e Drones:

Robôs colhedores, especialistas em fertilização e/ou cuidados fitossanitários já estão sendo desenvolvidos e testados. 

Ao mesmo tempo em que o uso de Drones para imagens, em formato de fotos ou vídeos, já está bastante difundido no meio agrícola para acompanhar o desenvolvimento da produção, prevenir incêndios e até para processos de polinização.  

Big Data e Softwares 

“Data is the new oil”, disse Clive Humby, matemático londrino especializado em ciência de dados, que em tradução livre significa “Os dados são o novo petróleo”. Não seria diferente na agricultura: dados como qualidade do solo, umidade e variações climáticas chegam em tempo real. 

Os softwares de gerenciamento, por sua vez, enviam comandos para melhorar a performance da produção. 

Biotecnologia

Processos de cruza de determinadas espécies, tanto vegetal como animal, para gerar descendentes mais adaptados ou com vantagens reprodutivas, são feitas há milênios. 

Contudo, o avanço da ciência vem permitindo a descoberta de genes relevantes para determinados fins e o aprimoramento de espécies em tempo recorde. É o caso do Método CRISPR que permite silenciar um gene isolado para que ele não apareça nas próximas gerações, resultando em espécies mais desenvolvidas. 

2 Preocupação ambiental

Degradação ambiental, além dos riscos para saúde humana são apenas alguns pontos negativos do uso de químicos e agrotóxicos na agricultura. 

Com o aumento da conscientização ambiental, os estudos estão caminhando no sentido de entender quais são os melhores micróbios que podem diminuir as pragas nos plantios.

Também estão pesquisando sobre a utilização de nitrogênio, que poderá diminuir o custo em fertilização, além de baixar as emissões de gases e sua decorrência para vias fluviais. 

3 Uso de equipamentos de segurança

Veículos agrícolas são, em sua maioria, de grande porte e correm o sério risco de causar acidentes graves. Esse risco aumenta ainda mais quando há pessoas trabalhando nas proximidades.

Embora a segurança seja assunto de respaldo, Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil registrou cerca de 4,26 milhões de acidentes de trabalho entre 1 janeiro de 2012 e 30 de agosto de 2018.

Situações como má iluminação, mau tempo, visão fraca, cansaço e fadiga podem gerar acidentes graves. Para evitá-los, é importante investir em equipamentos de segurança, como sensor de fadiga, câmera para ponto cego, sensores de aproximação e até lâmpadas de LED, para maior visibilidade.

Essas são apenas as principais tendências da agricultura para os próximos anos. Com um ritmo de evolução tão acelerado, não iremos nos assustar caso várias outras tecnologias e inovações venham a surgir em um curto período de tempo. Produções melhores, quantitativa e qualitativamente, custos mais baixos e segurança são os guias das inovações no campo.

Quais dessas tendências na agricultura seu negócio rural tem adotado? Conta para gente nos comentários!