As principais causas das ocorrências de lesões dos trabalhadores são:
- preso por algo que desmorona
- capotou
- atingiu em movimento
- caiu de uma altura
E no topo da lista: atingido por veículos em movimento. Os movimentos de veículos que ocorrem no local de trabalho exigem uma gestão muito cuidadosa para controlar e reduzir a probabilidade de acidentes. Medidas simples, mas eficazes, podem ser tomadas para evitar acidentes graves e fatais. Aqui estão alguns passos simples a seguir:
Responsabilidade do empregador
Os condutores, e aqueles relacionados a veículos de trabalho, podem ser empregados por outras empresas. Como resultado, o empregador tem o dever legal de garantir que as pessoas estejam seguras no local de trabalho que controlam. Mesmo quando são empregadas por outros ou são visitantes. Certifique-se de que todos os trabalhadores sejam registrados no empregador.
Veículos
Quando os motoristas de empilhadeira (ou outro veículo) chegam ao local, deve estar sempre claro quais são suas responsabilidades e quem é responsável por sua atividade no local. Como o órgão responsável diz: ‘um motorista será responsável por tudo que se relaciona com o movimento do veículo deles / delas.
Os trabalhadores do local são responsáveis por tudo o que acontece enquanto o veículo estiver parado, como carregamento e descarregando.’ É importante garantir que os motoristas visitantes saibam o que esperar quando chegarem, além disso, deve-se garantir que estejam cientes de quaisquer restrições quanto ao tamanho ou tipo do veículo.
Gestão de visitantes
É muito importante que todos os visitantes sejam cuidadosamente gerenciados, devido a quantidade de risco. Eles devem receber instruções claras e simples sobre as regras do local. Consequentemente, também devem incluir o uso de EPI (equipamento de proteção individual). Os trabalhadores do local e os motoristas e visitantes devem comunicar sinais manuais concordantes efetivos. Deve-se fazer essa forma de comunicação quando a comunicação verbal não for possível.
Segregar pessoas e veículos
Todos os locais de trabalho devem manter os pedestres e veículos seguros enquanto cumprem suas obrigações normais no trabalho. As rotas usadas pelos veículos devem ser adequadas para as pessoas e veículos que as utilizam. Onde veículos e pedestres usam as mesmas rotas, tente usar segregação, ou seja, barreiras, marcações de estradas, etc.
Avaliação de risco
Em primeiro lugar, certifique-se de que todos os veículos em uso, os condutores e pessoas que trabalham em torno do equipamento sejam todos efetivamente gerenciados para controlar todos os riscos.
Outras informações
Lembre-se que o risco de acidentes acontecerem pode ser maior em determinados momentos. As avaliações de risco devem levar em consideração esses períodos em que o número de veículos ou pedestres que se deslocam nas áreas de tráfego mudam. Quando os funcionários do escritório chegam ou saem ou quando os turnos mudam.
Faça uma mudança positiva – com o ZoneSafe
Como resultados, temos que os sistemas de alerta de proximidade para pedestres da ZoneSafe podem ajudar a evitar esses tipos de acidentes no trabalho. Portanto, usando a tecnologia RFID, o ZoneSafe cria zonas de detecção em torno de veículos, ativos, pontos de passagem e passarelas. Etiquetas (tags) ativas podem ser usadas por pessoal, ajustadas a ativos ou configuradas em torno de perigos. As tags são identificadas pelo sistema quando um pedestre entra na zona de detecção. Como consequência, é disparado um alerta visual audível, alertando os operadores do veículo sobre a proximidade da marca com o veículo.