Evite acidentes com máquinas pesadas em sua empresa. Saiba que no Brasil não temos estatísticas exatas sobre acidentes com máquinas pesadas em mineradoras. Mas especialistas calculam que cerca de 88% a 92% dos acidentes acontecem por erros humanos diretamente ligados a falhas operacionais.
Vale lembrar também que grande parte desses acidentes são fatais. A responsabilidade sobre a vida do operador vai recair sobre alguém. Acidentes com máquinas pesadas são um assunto bem sério e que merecem um respaldo especial.
Sendo assim, fica a questão: e se houvesse uma forma de diminuir os acidentes com máquinas pesadas em mineradoras?
Quer saber como? Continue lendo este artigo até o final.
Neste artigo vamos abordar:
– Como diminuir o índice de acidentes em mineradoras.
-A responsabilidade dos acidentes fica a cargo da mineradoras?
-Equipamentos que auxiliam na diminuição dos índices de acidentes.
Como diminuir o índice de acidentes em mineradoras?
Quando o assunto é acidentes em mineradoras todo cuidado ainda é pouco. Porém, um trabalho bem desempenhado e criterioso pode, sim, diminuir o índice dos acidentes em mineradoras, podendo chegar a zero. Mas como fazer isso?
- Seja profissional: o tempo do amadorismo passou, vivemos em meio repleto de tecnologia que pode nos auxiliar, e quando estamos falando de trabalho em mineradora, é fato que você precisa usufruir dessa tecnologia. Chega das famosas gambiarras, do “famoso jeito brasileiro”, adquira equipamentos de qualidade e que gerem resultados satisfatórios, mas a questão é, quais equipamentos? Continue lendo, pois já vamos falar de cada um deles.
- Treinamento: Não vai adiantar investir muito em equipamentos se os operadores não souberem potencializar esses equipamentos, por isso, você precisa investir em treinamentos de qualidade para seus colaboradores.
- Cobrança: mesmo se o colaborador for responsável, a falta da cobrança vai fazer com que ele relaxe em seu trabalho. Por isso, é fundamental estar sempre cobrando gerentes e supervisores para que eles cobrem os operadores de máquinas pesadas.
A responsabilidade dos acidentes fica a cargo de quem?
Infelizmente toda mineradora corre o risco de passar por episódios de acidentes. Alguns não tão graves e outros fatais, mas a pergunta é, de quem é a culpa?
Mesmo se o empresário tiver ciência que a culpa não é dele, a lei brasileira entende que o empregado não faria nada contra si próprio. Sendo assim, o empregador é quem cria o risco por meio de sua atividade econômica (empresa). E a ele caberá responder pelos danos causados, independente de dolo ou culpa. A esta teoria se dá o nome de “responsabilidade objetiva”.
A lei ainda diz: “Se o empresário se propõe a estabelecer uma empresa que pode oferecer riscos na execução das atividades, se contrata pessoas para executar estas atividades se beneficiando dos lucros gerados, a este (empregador) deve ser atribuído risco do negócio, assim como os resultantes dos acidentes também deverão ser por ele suportados.”
Já aconteceram alguns casos em que o empregador conseguiu se abster da culpa, alegando por meio de provas legais: vídeos, documentos, assinaturas, etc. Porém, de qualquer forma teve que pagar uma boa porcentagem em valor monetário para família.
Mas a real questão aqui, não são os bens que vão ser ou não pagos, mas sim a vida do operador da máquina pesada, sendo assim, vale muito mais investir em equipamentos ao invés de pagar indenizações.
Por isso, confira o tópico abaixo:
Equipamentos que auxiliam na diminuição de acidentes fatais em mineradoras
É fato que existe uma gama de equipamentos para diminuição de acidentes fatais em mineradoras. Porém, alguns são essenciais, vamos listar alguns desses equipamentos:
- Câmeras de pontos cego: Trata-se de um sistema de câmeras e monitor especifico para trabalho pesado. Em condições exigentes com relação a ambiente, umidade, choques e vibrações.
- Sistemas de gravação por câmeras de pontos cego: Com este gravador você poderá gerir com facilidade as imagens das suas câmeras. As imagens ficam gravadas no cartão de memória.
- Sensores de aproximação: É um sistema de radar pulsado para detecção de objetos em estado sólido, projetado para alertar os operadores de veículos sobre obstáculos. O sistema do Sensores de Aproximação detecta objetos, tanto em movimento quanto em estado estacionário em uma área de cobertura pré-definida e relata a distância do objeto.
A menos que for um especialista em segurança do trabalho, não escolha esses equipamentos por conta própria. Esse é um assunto bem sério e que exige muita cautela.
Pare de correr Riscos!
Não é nada legal correr riscos, ainda mais quando se trata de acidentes com máquinas pesadas, porque isto pode acarretar grandes prejuízos para você. E o primeiro passo para se livrar dos riscos é escolhendo a melhor empresa do ramo. A MARPRESS é líder em seu seguimento, e é a empresa que oferece todos esses equipamentos que citamos acima.
Não escolha qualquer empresa, nem mesmo qualquer equipamento, escolha o melhor. Aliás, como já dissemos, é melhor investir em sua mineradora ao invés de pagar indenizações para famílias.
Escolha os melhores equipamentos, escolha os equipamentos da MARPRESS.
Caso tenha dúvidas em relação a equipamentos, ou mesmo não sabe qual o melhor equipamento para a sua atual necessidade, não cogite, entre em contato com a equipe da MARPRESS. Seja atendido por uma equipe pronta para lhe dar a melhor solução.
Ficou com alguma dúvida? Ligue agora mesmo para a Marpress Brasil e converse com um especialista em pesagem. Telefone: (31) 3314-3600, WhatsApp: (31) 99789-3600, E-mail: marpress@marpressbrasil.com.br