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Níveis de Serviço em Projetos de Pesagem Embarcada, você tira proveito deles?

Precisa otimizar processos e alavancar a economia do seu negócio? A Marpress pode ajudar você! Saiba mais lendo este artigo até o final!

Você sabe a importância dos Níveis de Serviço em Projetos de Pesagem Embarcada? Aqui na Marpress, somos experts em balanças para pás carregadeiras e ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de produtividade e economia em operações de carregamento e movimentação de carga.

E pensando em ajudar você nesse processo para que a sua empresa possa tirar melhor proveito dos Níveis de Serviço em Projetos de Pesagem Embarcada, realizamos um processo que inicia com uma avaliação local para identificar o tamanho, idade, condição e grau utilização de sua frota.

Assim como analisamos também a maneira como você está usando seu equipamento. Ficou interessado? Mas vamos antes falar um pouco sobre os Níveis de Serviço em Projetos de Pesagem Embarcada.

Acordo de Nível de Serviço, você sabe o que é?

Um Acordo de Nível de Serviço (ANS ou SLA, do inglês Service Level Agreement) é um acordo firmado geralmente entre áreas de TI e seus clientes (internos ou externos).

Apesar de oriundo da área de TI, este tipo de acordo está cada vez mais popular em outros meios, principalmente os relacionados com equipamentos de pesagem de precisão.

Quando um instrumento de medição é inserido em um processo o interesse não é no instrumento em si, mas na grandeza que esse instrumento mede.

Esse é um detalhe óbvio, mas que muitas vezes passa despercebido ao comprador. É que na realidade o que tem valor ao usuário é a informação, o equipamento é apenas o “instrumento” através do qual a informação vai ser captada.

A qualidade da informação que o instrumento vai gerar está sem dúvida alguma relacionada com as características do instrumento, mas também sofre uma grande influência do nível de serviço adquirido junto com o produto.

Isto é relevante no uso em laboratório, mas são nos equipamentos embarcados que uma análise crítica dos níveis de serviço disponíveis irá proporcionar o respaldo necessário para que a qualidade da informação seja garantida.

Instrumentos de Laboratório

Quando falamos de instrumentos de medição para uso em laboratório, os níveis de serviço não são tão críticos, porque em laboratório as condições de uso são ideais: temperatura, umidade, ruído (som e elétrico), são controlados, o “operador” do instrumento é geralmente alguém capacitado em metrologia. Existe uma infraestrutura para o uso correto do instrumento na rotina do laboratório.

Instrumentos de Campo

Quando falamos de instrumentos de medição embarcados em máquinas pesadas, do tipo de pás carregadeiras e escavadeiras, estamos longe das condições ideais:

Operadores não são treinados em metrologia e temperatura e tensão elétrica são extremamente variáveis, sendo que o plano de trabalho não é nivelado. Ainda assim, o que é importante é a exatidão da informação que o equipamento vai gerar.

Exemplos de níveis de serviço que devem ser oferecidos por um fornecedor de pesagem embarcada:

  1. Levantamento Inicial e Validação

Este é o primeiro passo em muitos projetos: uma análise do ambiente operacional. Esse tipo de levantamento é delegado ao cliente através do preenchimento de relatórios e folhas de coleta de dados. Existem ainda algumas iniciativas pioneiras que complementam esta análise com sessões de análise conjunta.

  1. Inspeção dos Equipamentos Móveis

É muito comum que a máquina necessite de uma manutenção do sistema hidráulico antes da instalação da balança. Vazamentos hidráulicos alteram significativamente a precisão de balanças para pás carregadeiras. A inspeção dos visa verificar as condições atuais dos equipamentos de carregamento e recomendar os reparos reparo necessários para instalação do sistema de pesagem.

  1. Instalação dos Sistemas de Pesagem

São vários os componentes do sistema embarcado: integradores, chicotes, antenas, sensores de pressão, sensores de posição, etc. Mais do que uma simples balança, uma balança embarcada é um sistema de pesagem, composto de diversos componentes eletromecânicos em um funcionamento coordenado.

Estes componentes devem ser instalados por especialistas treinados e, após a instalação, as balanças devem ser calibradas dinamicamente tendo por referência pesos conhecidos ou balanças rodoviárias com aferição periódica em dia. Essa é uma atividade que dificilmente pode ser terceirizada a profissionais que não sejam especializados tanto no equipamento quanto em metrologia.

  1. Treinamento de Operação

Muitas vezes é este é o primeiro contato de muitos operadores com sistemas de pesagem embarcada. Um operador deve ser treinado tanto no uso, como também ser capaz de criticar valores informados pelo instrumento de medição.

  1. Plano de comunicação

O plano de comunicação serve como um guia para a duração da implantação do projeto e após a entrega.

Neste plano, deverão estar determinados claramente quem é o gestor do projeto. Todas as dúvidas e questionamentos serão direcionados para a equipe técnica, otimizando o atendimento.

Após a entrega do projeto os canais de comunicação através de plantão telefônico e/ou e-mail, seus horários e seu prazo mínimo de respostas também deverão estar claramente descritos.

Como isso ocorre na prática?

Quando um instrumento de pesagem embarcada é adquirido, há dois caminhos que podem ser seguidos:

  • Foco na compra de um produto
  • Foco no uso e confiabilidade da informação
  • Foco no Produto

Ao focar no produto, a aquisição do instrumento é responsável por 80 ou 90% das preocupações do comprador. Instalação, e treinamento, são aspectos que podem entrar na negociação do produto, mas são tidos como secundários, e geralmente não representam mais do que 20% das preocupações do comprador.

Nesse contexto, a garantia que a informação disponibilizada pelo equipamento de pesagem será significativa é muito baixa.

Foco no Uso e Confiabilidade da Informação

Neste contexto, uma análise dos níveis de serviço necessários para garantir que a operação gere a informação necessária é fundamental.

Quando há foco na confiabilidade da informação, é muito natural perceber a necessidade de uma atividade de acompanhamento da operação em campo, após o treinamento do operador.

Este nível de serviço é chamado de Operação Assistida e garante um período razoável para esclarecimento de dúvidas, análise das dificuldades dos operadores e configuração dos relatórios de dados gerados pelo instrumento de pesagem embarcada.

Em seu caso, na sua empresa, na sua operação, qual o foco desejável? Produto ou Informação?

Inicie seu processo pesagem embarcada de com o pé direito!

Como falamos anteriormente neste artigo, a Marpress tem um processo que consiste em uma avaliação local para identificar as condições do equipamento que sua empresa está usando.

Para isso, disponibilizamos um questionário totalmente gratuito e que você pode responder para gerar uma avaliação inicial, abrindo caminho assim para a Marpress ajudar sua empresa a melhorar e perceber seu potencial de economia.

Para receber o questionário, clique no formulário abaixo e cadastre-se. Assim, você terá a oportunidade de participar desta análise com foco em apresentar resultados.

O processo é gratuito e as sessões são on-line e ocorrem via Skype, têm duração de 5 sessões.

Não perca essa chance, porque são disponíveis apenas 5 vagas por mês. Aproveite e conte com a Marpress para otimizar processos e alavancar a economia do seu negócio.

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