fbpx
Conheça o Bandeirante: o primeiro caminhão feito no Brasil

Pioneiro, foi feito em São Cristóvão e exibido na Espanha

Caminhão Bandeirante
Caminhão Bandeirante.
Fonte: Site Motor 1.com

Muito antes de qualquer montadora fabricar caminhões no Brasil, existiu um inventor que criou o primeiro caminhão 100% nacional. José Augusto Prestes, nascido em Portugal, veio para o Brasil no início do século 20. Formado em engenharia mecânica nos Estados Unidos, foi dono da A. Prestes & C. Ltd, empresa que desenvolvia soluções para beneficiamento de café.

José Augusto e jornal da época.
Fonte: Site Motor 1.com

Foi nessa fábrica, em 1927, que foi construído um caminhão, totalmente feito no Brasil, batizado de Bandeirante. Considerado grande para os padrões da época, o caminhão tinha capacidade de carga de 7 toneladas, e motor com potência entre 45 e 60 cavalos.

Lançamento do caminhão Bandeirante no Brasil.
Fonte: Site Motor 1.com

O Bandeirante circulou no Rio de Janeiro por dois anos. Em 1929 foi embarcado em um navio com destino à Espanha, onde ocorreu a Exposição Iberoamericana de Sevilha, que mostrava produtos dos países latino-americanos.

Registro do primeiro automóvel feito no Brasil

A viagem do caminhão para a Europa foi amplamente divulgada em jornais da época.
Fonte: Site Motor 1.com

Após ser levado para exposição na Europa, o Bandeirante não foi mais fabricado. Somente em 1949, a Fábrica Nacional de Motores trouxe cerca de 200 caminhões desmontados, da Itália, para serem finalizados no Brasil, sendo a primeira montagem de caminhões no país. E em 1956, a Mercedes-Benz começou a produção do modelo L-312, primeiro caminhão fabricado totalmente no país.

E aí, você conhecia o Bandeirante? É caminhoneiro e gosta de ficar por dentro das novidades do mundo dos caminhões? Clique AQUI e conheça nossas soluções que geram segurança nas estradas.

Fonte: Jornal o Globo e Site Motor 1.com