fbpx
Maio Amarelo: prevenção contra os acidentes de trânsito

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Conheça o movimento:

Esse movimento, reconhecido internacionalmente, visa conscientizar todos os cidadãos para a redução de acidentes de trânsito. Além de ter como propósito transformar o trânsito em um lugar seguro para todos, em qualquer situação.

Por ser uma ação em conjunto entre poder público e sociedade civil, o Maio Amarelo tem a proposta de discutir o tema, engajar a população em ações preventivas e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o trânsito exige, em todas as diferentes esferas sociais.

Por que maio foi o mês escolhido?

No dia 11 de maio de 2011, um importante decreto mundial, publicado pela ONU, chamado de Ação para Segurança no Trânsito, trouxe essa relevância de discutir sobre a necessidade de reduzir os constantes acidentes de trânsito.

Desde então, o mês de maio tornou-se uma referência para todo o mundo, sendo o momento específico de ações realizadas mundialmente.

Por que a cor amarela?

No trânsito, amarelo simboliza a atenção que os motoristas devem ter para rodar nas vias e, em diversas situações, o amarelo também simboliza a advertência e a necessidade de redobrar os cuidados ao volante.

Segurança em primeiro lugar

Agora que você já conhece todo o contexto, preparamos algumas dicas para motoristas e pedestres tornarem o trânsito um lugar muito mais seguro.

Para os motoristas:

Estar atento às regras é essencial para proteger suas vidas e de todos aqueles que ali estão. Algumas delas são:

– Trafegar dentro do limite de velocidade;

– Manter uma distância segura do veículo que está em sua frente;

– Aumentar a atenção quando estiver próximo a cruzamentos, mesmo que o sinal esteja aberto;

– Sempre sinalizar as mudanças de pista ou quando for entrar em outras ruas;

– Faça uso de tecnologias que podem salvar vidas;

– Ao sair ou entrar em uma garagem, observar se não há pedestres vindo de qualquer sentido e sempre manobrar lentamente o veículo.

Para os pedestres:

É muito importante prestar atenção tanto ao caminhar, quanto ao atravessar as ruas.

– Atravesse a rua sempre pela faixa de pedestres e seguindo o fluxo de movimentação;

– Olhar para os dois lados antes de atravessar a rua;

– Obedecer a sinalização e só atravessar a rua quando as luzes indicaram para o veículo parar;

– Ande sempre pela calçada e afastado da rua;

– Evite caminhar ouvindo música no fone de ouvido, isso pode impedir que você escute a aproximação de um veículo.

Campanha 2021 “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”

A campanha 2021 do Movimento Maio Amarelo vai trazer a reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade.

A mensagem da campanha desse ano traz a empatia como o carro chefe da convivência.  Ou seja: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!

Para José Aurelio Ramalho, diretor presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, “a campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”, conclui Ramalho.

Aquatro Comunicação e Marketing  GIF

Soluções que salvam vidas no trânsito!

·       Sensor de Fadiga

O sensor de fadiga Lifepress tem como objetivo detectar o comportamento de um motorista, monitorando sua dirigibilidade, por meio da leitura de sinais, e registrando dados no sistema. Trata-se de um sistema que permite a detecção de fadiga (sono) e distração do motorista, gerando alertas e evitando acidentes.

·       Sensor de Pressão de Pneu

O Pressure Pro Pulse é um sistema sem fio de monitoramento de pressão de pneus (TPMS, “Tire Pressure Monitoring System”), capaz ainda de mostrar a temperatura deles e alertar sua alteração.

·       Limitador de Carga – Vishay

O limitador de carga é um sistema de otimização de carga útil, monitoramento de sobrecarga e distribuição de carga do veículo para uso em caminhões com mola ou suspensão pneumática, ou uma combinação das duas opções.

No site Maio Amarelo, você encontra mais informações e conteúdos sobre esse importante movimento. E não se esqueça de seguir as regras de trânsito, seja você pedestre ou motorista!

Fonte: Site Maio Amarelo.

Contato

Rua Barbosa Resende, 245 - Grajaú CEP: 30.431-163 - Belo Horizonte / MG

marpress@marpressbrasil.com.br

+55 (31) 3314-3600

+55 (31) 99789-3600