fbpx
Sistema para detecção de fadiga: entenda sua importância no dia a dia do motorista de ônibus ou de caminhões

 

Além dos planejamentos, rotas e demais pontos da gestão de frotas, um ponto fundamental e imprescindível para uma empresa de transportes é proporcionar maior segurança ao seu motorista.

Isso deve ocorrer com ferramentas que maximizam a proteção do profissional que, além de preservar a sua integridade, também preserva a de outras pessoas no trânsito.

E, para isso, instalar sistemas de detecção de fadiga é uma das principais soluções. Estes permitem que a condução do veículo seja realizada de forma mais segura. Afinal, proporcionar boas condições de trabalho para o motorista de ônibus (ou caminhão) também faz parte de uma gestão bem-feita.

O que é um sensor de fadiga?

Um sensor de fadiga tem como objetivo detectar o comportamento de um motorista, monitorando sua dirigibilidade, por meio da leitura de sinais, e registrando dados no sistema. Trata-se de um sistema dotado das mais avançadas tecnologias, que permitem a detecção de fadiga (sono) e distração do motorista, gerando alertas e evitando acidentes.

Quais os perigos da sonolência na direção?

Acidentes graves podem ser causados por um motorista sonolento, como colidir em alta velocidade em outros carros, obstáculos parados ou cair em precipícios. A falta de atenção pode levá-lo ainda a sair da pista, invadir o acostamento ou deixar de observar sinais de trânsito, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas.

Muitos motoristas podem até acreditar que o seu nível de sono é pequeno e que não há risco de adormecerem, mas fechar os olhos por alguns segundos já é suficiente para causar um grave acidente.

Mas não é apenas de olhos fechados que o condutor é capaz de perder a atenção. O cansaço, juntamente com o sono, faz com que o organismo perca a sua capacidade de atenção e de geração de reflexos, fazendo com que, mesmo acordado, o motorista dirija sem acompanhar o trânsito e a sinalização.

Como evitar os acidentes no trânsito

Esqueça o café ou qualquer tentativa de burlar a sonolência. O que realmente evita acidentes no trânsito é ter atenção ao volante. Evite dirigir por longos períodos ou após um dia agitado e de muito trabalho. Caso o condutor do veículo faça uso de algum medicamento, é importante saber se, entre seus efeitos colaterais, estão a sonolência.

Outra forma de garantir a segurança no trânsito é instalar no veículo um detector de fadiga. O equipamento monitora e analisa o grau de fadiga a partir do movimento das pálpebras e da dilatação das pupilas. O sensor entra em ação emitindo alertas de alto volume quando entende que o motorista está passando por estado de sonolência, conscientizando-o de que é hora de parar e descansar.

A utilização de um sensor traz mais segurança ao motorista e demais ocupantes do veículo, impedindo que ocorram nas estradas fatores de riscos como fadiga, distração e excesso de velocidade, algumas das causas mais frequentes de acidentes nas estradas.

Detalhes sobre o sensor de fadiga LIFEPRESS da Marpress Brasil

O sistema Lifepress conta com o que há de mais avançado em tecnologia de reconhecimento de face, olhos e pupila. Com a finalidade de alertar o motorista ao menor sinal de fadiga, sono ou distração, ele reduz substancialmente a possibilidade de acidentes. O produto emite alertas que ajudam o motorista a perceber que está cansado e o conscientiza que chegou a hora de parar.

Seu sistema funciona independentemente da luminosidade – de dia ou de noite – e em qualquer tipo de condição climática. Ele também funciona com motoristas que usem óculos, desde que não sejam espelhados, totalmente escuros (100% opacos) ou polarizados. Cada motorista que entra fica no banco de dados do aparelho para reconhecimento facial mais rápido. Os 20 mais recentes ficarão na memória, mas não significa que só 20 funcionarão a diferença é que quem já está no banco de faces vai ser reconhecido alguns segundos mais rápidos.

O Lifepress possui ainda um GPS interno, que permite que os alarmes sejam gerados apenas acima de determinada velocidade, evitando a repetição de alarmes desnecessários quando, por exemplo, o motorista estiver estacionando ou em marcha à ré. Os dados do GPS também são utilizados para gerar alarmes de excesso de velocidade.

LIFEPRESS PRIMEIRA GERAÇÃO

O Sensor de Fadiga LIFEPRESS é um sistema dotado das mais avançadas tecnologias em rastreamento de íris e reconhecimento facial. São diferentes tipos de alarmes para sonolência e distração.
O sensor utiliza o PERCLOS (PERcentage eyeCLOSure), algoritmo que calcula a condição de fadiga do motorista pela análise do nível de abertura do olho e das piscadas de olhos, mesmo que ele esteja usando óculos de sol- exceto espelhados, 100% pretos ou polarizados. O rastreamento funciona em qualquer luminosidade e clima.

LIFEPRESS SEGUNDA GERAÇÃO

O Sensor de Fadiga LIFEPRESS SEGUNDA GERAÇÃO é um sistema dotado das mais avançadas tecnologias em rastreamento de íris e reconhecimento facial. São diferentes tipos de alarmes para sonolência e distração.
O sensor utiliza o PERCLOS (PERcentage eyeCLOSure), algoritmo que calcula a condição de fadiga do motorista pela análise do nível de abertura do olho e das piscadas de olhos, mesmo caso ele esteja usando óculos de sol – exceto espelhados, 100% pretos ou polarizados. O rastreamento funciona em qualquer luminosidade e clima.

👉Entre em contato com nossos consultores e descubra os benefícios de aplica esse sistema em seu negócio. Ligue para: (31) 3314-3600 ☎

Contato

Rua Barbosa Resende, 245 - Grajaú CEP: 30.431-163 - Belo Horizonte / MG

marpress@marpressbrasil.com.br

+55 (31) 3314-3600

+55 (31) 99789-3600