fbpx
Check-list de empilhadeiras: 10 itens que não podem faltar
Como evitar acidentes em armazéns

Previna problemas e acidentes com as dicas que trouxemos para quem trabalha com empilhadeiras. Acompanhe e boa leitura!

Empilhadeiras seguras

  1. Habilitação

De acordo com as normas de segurança o operador de empilhadeira deve ter uma habilitação. A habilitação para a condução e transporte de cargas deve ser específica e obedecer às condições de operação da empresa.

E ainda, todas as vezes que houver alguma mudança brusca na operação, devem ser realizadas reciclagens. Dessa forma, é preciso verificar se o motorista é habilitado para operar o equipamento.

  1. Uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual)

O uso de EPI’s é um item mínimo de segurança, correto? O operador de empilhadeira está sujeito a ambientes hostis e movimentações de cargas.

Assim, possuir os equipamentos de proteção individual deve ser obrigatório.

3. Identificação do Operador

A NR12 exige que operadores de máquinas autopropelidas devem sempre portar seus documentos de identificação. E nele deve conter: nome, função e fotografia. Sempre em local visível!

Este documento de identificação também deve ser renovado dentro de um ano com exame médico.

4. Soluções luminosas da Marpress Brasil

Entre os equipamentos luminosos estão os faróis de segurança LEDPRESS. Sempre visando a segurança tanto do motorista, que pode necessitar de iluminação para trabalho. Tanto quanto para todos em volta.

5. Equipamentos Sonoros da Marpress Brasil

Já os equipamentos sonoros consistem em buzina e soluções que emitem alerta de proximidade. Ambos indicam movimento e transmitem segurança ao motorista e colaboradores do local.

6. Freio e Rodas

Imagine se algo ou alguém atravessa a sua frente e o freio do seu veículo não funciona. Mesmo que seja a uma certa distância e você não consegue parar o equipamento! Você pode causar ou sofrer um acidente que pode prejudicar tanto ao condutor quanto ao outro colaborador.

Em condições nas quais as rodas não estão em bom estado podem fazer com que o condutor perca o controle do equipamento. Assim como podem causar algum movimento brusco que pode afetar a operação. Portanto é sempre importante verificar as condições de freio e das rodas.

7. Movimentação

É sempre bom fazer um teste de movimentação. Movimentos de avanço, ré, virar a esquerda e direita. Assim, você reduz o risco de algo inesperado acontecer em sua operação.

8. Água e Sistema de Lubrificação

Estes itens de água e lubrificação são importante para aumentar a vida útil do equipamento. Dessa forma, verificar o nível de água e óleo no sistema são de extrema importância para o funcionamento do equipamento.

É uma atividade simples que pode reduzir custos consideráveis em manutenção e evitar a reincidência de compras.

9. Equipamentos de Segurança fornecidos pela Marpress Brasil

Nas últimas décadas, a segurança se tornou um item indispensável para as empilhadeiras. Além da utilização do cinto para os operadores, que já era um aspecto obrigatório, a Clark criou, em 1990, um manual chamado “O Guia do Empregador para a Segurança em Manuseio de Materiais”. Ele apresentava medidas para o condutor, orientações sobre a manutenção preventiva da máquina e cuidados para a correta manipulação do veículo dentro de armazéns e fábricas.

O próximo passo foi o surgimento de uma série de equipamentos que garantem a proteção do operador e dos pedestres. Entre os principais, estão:

Sensores de aproximação: é um sistema de detecção via radar (FMCW), que alerta os operadores de equipamentos para a presença de obstáculos. Ele rastreia objetos, em movimento ou fixos, em uma área de cobertura pré-definida, relatando para o operador a distância daquele mais próximo, por meio de indicadores visuais (no monitor) e um sinal sonoro.

Câmeras para pontos cegos: O Kit Viewpress é um sistema de câmeras e monitor especifico para trabalho pesado, ideal para condições exigentes com relação a umidade, choques e vibrações. Suas câmeras, que contam com amplo ângulo de visão (170°) e blindagem IP69K, tornaram sua instalação uma referência de segurança nas indústrias brasileiras, garantindo a proteção dos pontos cegos de máquinas de grande porte.

Faróis de Led: O Linepress emite uma faixa luminosa na cor vermelha, que mostra ao funcionário a distância segura a ser mantida em relação aos demais veículos. Além disso, a tecnologia LED utilizada apresenta alta eficiência e baixo consumo de energia.

Balança embarcada: oferece uma gama de sistemas de pesagem projetados para as empilhadeiras, com opções que vão das mais simples até funcionalidades avançadas. A balança fornece desde informações básicas de pesagem até os recursos de precisão e de captura de dados, dimensionados para produção contínua.

10. Condição Geral

A condição geral do equipamento tem o objetivo de garantir a melhor utilização e conscientização do operador. Assim, devem ser verificados se há algum arranhão, deformações, itens quebrados.

Ao realizar esta verificação antes de usar um equipamento, o operador vai buscar devolver da mesma forma que pegou. Devem ser observados a cabine, o painel, a parte interna e externa do veículo.

A MARPRESS é especialista em equipamentos que agilizam e garantem a segurança necessária no uso da empilhadeira. Não só durante a operação, mas com registro de dados que possibilitam análise de cada processo para redução dos danos e melhor aproveitamento. Câmeras, gravadores, sensores e muito mais! Converse com um especialista em segurança pelo telefone: (31) 3314-3600 ou e-mail: marpress@marpressbrasil.com.br.