fbpx
Confira quatro dicas para uma boa iluminação
Faróis de LED! Os perigos da baixa

Um ambiente de trabalho bem iluminado nos faz sentir seguros e nos permite trabalhar com mais facilidade. Confira algumas dicas sobre os fatores que produzem uma boa iluminação.

1 – Iluminação uniforme

O olho é atraído para as áreas brilhantes e, quando a luz é irregular, pode ser uma distração quando o seu olhar e o foco são constantemente atraídos para a área mais brilhante. A ideia é evitar os chamados pontos de acesso e, em vez disso, ter uma iluminação uniforme.

2 – Risco mínimo de brilho

Tanto por uma questão de segurança quanto para reduzir o desconforto, o risco de ofuscamento deve ser minimizado para quem trabalha na área de distribuição de luz. Não importa quão eficaz seja uma luz se for direcionada incorretamente e produzir brilho. Isso então anula o propósito real da iluminação, que é facilitar a visibilidade.

3 – Uma temperatura de cor adequada

Encontre uma temperatura de cor confortável para os olhos. Diferentes temperaturas de cor são adequadas para diferentes ambientes. A luz quente, por exemplo, funciona bem quando uma área está coberta de neve que reflete uma luz azul fria. A luz mais fria pode funcionar bem para trabalhar em solo escuro. Em geral, a luz mais fria resulta em maior desconforto com o brilho do que a luz quente. A luz azul fria também tem maior dispersão e reflete muito mais partículas pequenas em comparação com uma fonte de luz quente. Por exemplo, em um ambiente ao redor de uma colheitadeira onde muitas pequenas partículas voam pelo ar, há muito para a luz refletir, o que significa que a luz fria provavelmente não é a melhor escolha.

4 – Boa reprodução de cores

Um índice de renderização de cores (CRI) pode ser usado para medir quão bem as fontes de luz renderizam as cores. Se uma cor do espectro de luz estiver ausente, certas nuances de cor não serão reproduzidas. A luz solar tem renderização de cores ideal com 100 por cento no CRI. Quanto mais alto o CRI de sua iluminação, mais emula a luz solar. Visto que nossos olhos estão adaptados para a luz do sol, queremos emular a luz do sol o máximo possível. Isso pode ser particularmente importante na indústria alimentícia ou durante a colheita, onde a restituição da cor desempenha um papel vital na indicação da maturação ou condição dos alimentos.

A Marpress Brasil possui uma linha de faróis LED de alta tecnologia e eficiência para atender às necessidades dos mais diversos segmentos. Alta durabilidade e redução do consumo de energia são resultados garantidos! Acesse nosso site e confira!