fbpx
EPI para caminhoneiros? Conheça os principais

EPI para caminhoneiros? Conheça os principais

Caminhoneiro, que tal trabalhar com mais tranquilidade e conforto e sem prejudicar a saúde? Para lhe auxiliar na conquista dessa realidade, o Equipamento de Proteção Individual – EPI é um grande aliado. Ele serve para proteger a pessoa de agentes externos prejudiciais, evitando ou amenizando seus impactos.

Quer saber mais detalhes sobre o uso do equipamento de segurança? Leia este post e descubra tudo o que precisa sobre o assunto!

Conheça a legislação sobre EPI para caminhoneiros

Conhecer os EPIs para motorista de caminhão é uma maneira de se proteger e garantir mais segurança às suas viagens. Mais do que uma recomendação, os Equipamentos de Proteção Individual são obrigatórios por lei para motoristas de caminhão. O requisito é indispensável para exercer a profissão e negligenciar o seu uso pode gerar diversas penalidades.

A Norma Regulamentadora nº 6, do Ministério do Trabalho, trata do uso de equipamentos de proteção individual exigidos dos profissionais e empregadores no exercício de suas profissões. Ela informa como é feita a fiscalização e apresenta os itens obrigatórios para cada parte do corpo, dependendo da função exercida.

Segundo a NR-6, é obrigação do empregador adquirir os EPIs adequados ao risco de cada atividade e fornecê-los aos empregados. Esses, por sua vez, têm a obrigação de cumprir as determinações sobre o uso correto dos equipamentos.

Já a Norma Brasileira 9735/2016, da ABNT, é mais específica e trata do uso de EPIs no transporte de cargas perigosas, determinando qual o conjunto mínimo de equipamentos que devem ser utilizados pelo condutor e seus auxiliares em suas viagens.

Conforme o artigo 482 da CLT, a falta do EPI para caminhoneiros pode resultar em multa, embargo ou interdição da empresa, para a empresa, e advertência e demissão por justa causa, em caso de reincidência, para o empregado, consistindo em falta grave.

Saiba quais são os EPIs para caminhoneiros

Os EPIs são equipamentos de uso pessoal, a fim de proteger o trabalhador contra os efeitos insalubres de agentes agressivos. Os mais utilizados são óculos de segurança, protetores auriculares, máscaras respiratórias e botinas. Todos eles devem ser verificados antes do uso e depois guardados limpos e em lugar apropriado.

Confira alguns dos principais itens que devem constar em seu EPI para caminhoneiros:

Colete de sinalização

Conhecido como colete luminoso, os coletes de sinalização são importantes para os motoristas que trabalham a noite. Sua utilização é fundamental quando há necessidade de abandonar a cabine e descer do veículo por algum motivo, como pane, acidente ou descarga de veículos.

Com ele, o caminhoneiro pode ser visto pelos demais motoristas com mais facilidade, evitando os riscos de atropelamentos e colisões.

Protetor auricular

Indispensável para caminhoneiros que trafegam por vias ruidosas ou para o caso de carga e entrega de veículos em ambientes barulhentos, o protetor auricular é um EPI que deve ser utilizado para proteger os ouvidos e não comprometer a audição ao longo do tempo.

Óculos de proteção

Dependendo do local de carga ou entrega do veículo, assim como alguns locais por onde o transporte passará, os óculos de proteção pode ser um item indispensável para garantir o conforto e a segurança do motorista.

Algumas operações de carregamento e descarregamento de veículos podem deixar o motorista à mercê de agentes contaminantes que se dissipam facilmente pelo ar, afetando os olhos e comprometendo a visão do caminhoneiro.

Luva de raspa

Muitos motoristas evitam o uso de luvas alegando que o desconforto que elas causam pode interferir nos reflexos e interferir no tato. Mesmo assim, as luvas são EPIs fundamentais e que podem inclusive salvar os membros dos caminhoneiros.

Seja em situações como a necessidade da troca de um pneu ou a manutenção imediata de alguma parte do caminhão, o uso das luvas é indispensável para preservar as mãos do motorista. Sua utilização é indicada sempre que for necessário manusear ou inspecionar uma carga, assim você evita machucados graves.

O ideal é optar pelas luvas de raspa, que são mais resistentes e grossas.

Bota com bico de segurança

É importante que, em algumas situações, o motorista também precise proteger os pés, afinal, pode ser que algo caia sobre eles e cause uma lesão que o impedirá de voltar ao volante.

Situações como a troca de um pneu ou a checagem de algum problema ou barulho na carroceria do caminhão, por exemplo, exigem a proteção para evitar que qualquer tipo de objeto possa machucar os pés, principalmente se isso for feito nas estradas.

A tecnologia aliada à segurança contribui para salvar vidas

O Sensor de Fadiga LIFEPRESS é um sistema dotado das mais avançadas tecnologias em rastreamento de íris e reconhecimento facial. Possui diferentes tipos de alarmes para sonolência e distração. Utiliza o PERCLOS (PERcentage ey CLOSure), algoritmo que calcula a condição de fadiga do motorista pela análise do nível de abertura do olho e das piscadas de olhos, mesmo caso ele esteja usando óculos de sol- exceto espelhados, 100% pretos ou polarizados.

Aplica telemetria para transmissão de dados e biometria para detecção de rostos e olhos. É capaz de detectar situações em que o motorista vira para o lado ou boceja. O rastreamento funciona em qualquer luminosidade e clima. Veja abaixo o Sensor de Fadiga LIFEPRESS!

Vale a pena investir em um sensor de fadiga?

Acidentes de trânsito não só causam custos materiais como também podem tirar vidas, algo que não tem preço. Pensando nisso, o sensor de fadiga para caminhões não deve ser encarado como uma despesa, mas como um investimento para evitar o pior.

Além disso, com ele, ainda é possível otimizar a gestão da frota, principalmente na tomada de decisões para reduzir ameaças ou investir em ações que solucionem os problemas.

Viu só como o EPI para motorista de caminhão é importante? Para que você exerça sua profissão com eficiência e qualidade, é preciso cuidar de sua saúde e segurança e, sem dúvidas, o uso desses equipamentos faz toda a diferença. Agora que você já os conhece, não deixe de adquiri-los e incentivar seus colegas a se protegerem também.

Contato

Rua Barbosa Resende, 245 - Grajaú CEP: 30.431-163 - Belo Horizonte / MG

marpress@marpressbrasil.com.br

+55 (31) 3314-3600

+55 (31) 99789-3600