fbpx
Elevando a Eficiência na Logística A Revolução da Segurança com Produtos de Iluminação, Câmeras e Sensores em Empilhadeiras

Você já ouviu falar do conceito Logística 4.0? A chamada Quarta Revolução Industrial é marcada pelo uso de algumas tecnologias, como automação de processos, Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem.

Contudo, pouco são aqueles que conhecem e sabem o que significa a Logística 4.0 e como aplicá-la em suas empresas. A ideia por traz da Logística 4.0 é trazer mais velocidade e eficiência para as atividades das empresas, além de proporcionar uma redução de custos para os processos.

E seu negócio? Está preparado para acompanhar essa evolução? Pensando nisso, preparamos este post com algumas das principais tendências da logística 4.0. Vamos conferir?

 

O que define a logística 4.0?


A logística 4.0 é entendida como uma reestruturação de processos e atividades da cadeia de suprimentos, tendo em vista a transformação digital do setor. Ou seja, com o avanço tecnológico e o surgimento de sistemas inteligentes, as empresas viram a necessidade de investir em tecnologias capazes de melhorar os seus processos de gestão e, consequentemente, ser mais eficientes e competitivas.
É importante ressaltar que essa busca por uma cadeia digital interconectada não se originou no desejo das empresas de inovarem, mas sim como uma reação às mudanças de consumo da sociedade. Sendo assim, a logística 4.0 é muito mais que um novo conceito, mas uma necessidade que as empresas têm em sobreviver no mercado daqui para frente.
Mas esse conceito não é algo para o futuro, a logística 4.0 já é uma realidade e muitas tendências já fazem parte das estratégias das principais corporações globais. Portanto, é hora de se atualizar e inovar!

Benefícios da logística 4.0

Esta evolução tecnológica traz benefícios para os processos e resultados em
qualquer setor do mercado, e na logística não é diferente. Vejamos alguns:

  • Redução de perdas: A perda de mercadorias é um dos principais empecilhos da logística. Afinal, avarias e extravios impactam o aumento dos custos e interferem negativamente nos resultados. Com a aplicação da tecnologia, o monitoramento de armazenagem e distribuição são facilitados.
  • Precisão na análise de dados: Investimento em tecnologia de ponta para obter informações faz com que a logística se torne mais eficiente.
  • Redução de custos: A redução de perdas, otimização do transporte e automatização resultam em uma grande redução de custos operacionais.
  • Redução de custos com acidentes: O investimento em segurança deve ser um tópico indispensável para prevenir acidentes na gestão da logística e armazéns. Isso é necessário para garantir a saúde, bem-estar e integridade física dos colaboradores, além de deixá-los mais satisfeitos e confiantes com o ambiente de trabalho.
  • O investimento em segurança deve ser um tópico indispensável para prevenir acidentes na gestão da logística e armazéns. Isso é necessário para garantir a saúde, bem-estar e integridade física dos colaboradores, além de deixá-los mais satisfeitos e confiantes com o ambiente de trabalho.
  • Satisfação do Cliente: Ao realizar a implementação da Logística 4.0 a empresa presta um serviço de excelência, aumentando a satisfação do cliente.

Quer saber como a Marpress Brasil pode ajudar a melhorar seus resultados e fazer a sua empresa entrar de uma vez por todas na Logística 4.0? Então, converse com um dos nossos especialistas e descubra como podemos trabalhar juntos.