fbpx
Dicas para se tornar um bom operador de máquinas pesadas

Trabalhar com máquinas pesadas exige do operador habilidade e responsabilidade. Qualquer descuido pode provocar um grave acidente. Para quem deseja encarar esse tipo de função, o primeiro passo é se capacitar. O operador precisa ter ensino fundamental completo e um curso profissional – que geralmente é oferecido pelas próprias empresas prestadoras desses serviços.

Dicas para se tornar um bom operador de máquinas pesadas: confira

1 – Conheça bem a máquina que está operando

É muito importante que o operador pesquise sobre as potencialidades, regulagem e manuais da máquina pesada que ele vai trabalhar. Esse profundo conhecimento garantirá mais segurança, além de melhorar a produtividade.

2 – Respeite os limites da sua máquina

Alguns operadores insistem em turbinar o processo de trabalho e esquecem de respeitar os limites da máquina. Não exija mais do que ela aguenta, pois o resultado pode ser bastante catastrófico.

3- Não se esqueça dos padrões de segurança

Antes de operar qualquer maquinário pesado, nunca ignore ou negligencie os procedimentos de segurança nem deixe de usar os equipamentos de proteção individual (EPIs) “para ganhar tempo”. Respeitar normas é uma das principais qualidades de um operador de máquina. Do contrário pode trazer prejuízos para o empregador, ou pior, causar acidentes.

4 – Cuidado com as distrações

Existem vários casos de pessoas que se acidentaram por não terem conhecimento do processo ou simplesmente por se distraírem. Mantenha o foco no trabalho e evite as distrações. Concentração é primordial para os profissionais que desejam atuar como operadores de máquinas a fim de não comprometer a produtividade.

Como se tornar um operador de máquinas pesadas?

Ninguém se torna um operador de máquinas do dia para a noite. É necessário estar preparado para manusear o equipamento com total controle de suas funções, além de ser capaz de superar obstáculos de forma eficaz e com segurança.

Para isso, existem no mercado diversos cursos para capacitação e especialização. Antes de procurar um deles, porém, o candidato deve ter pelo menos 18 anos de idade, ser habilitado com CNH categoria B e possuir ensino fundamental – claro que, quanto maior seu grau de instrução, mais fácil e melhor será seu aprendizado no treinamento.

Os cursos para operador de máquinas geralmente têm duração de 50 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas, com apresentação de modelos de equipamentos e demonstração de técnicas de manuseio.

Carreira e mercado de trabalho do operador de máquinas

O mercado de trabalho para o operador de máquinas pesadas é bastante amplo, principalmente para quem já tem experiência com vários tipos de equipamento. Na carreira, o operador tem a chance de conhecer novas pessoas e lugares, enfrentando desafios em diferentes condições e terrenos, e ampliando sua experiência profissional. E a capacitação faz toda diferença, podendo até influenciar na remuneração.

Conclusão

Lembre-se de que tornar-se um operador de máquinas pesadas habilidoso é um processo contínuo que envolve educação, prática e comprometimento com a segurança. Mantenha uma mentalidade de aprendizado e sempre busque maneiras de aprimorar suas habilidades.

E aí, se sente preparado para operar as máquinas pesadas? Conte para a gente!