fbpx
Máquinas pesadas e seus pontos cegos. Saiba como evitá-los!
A história da Segurança do Trabalho no Brasil

Muitas pessoas talvez não saibam, mas todos os veículos possuem pontos cegos. E os riscos de acidentes variam de acordo com o número e tamanho desses pontos. Isso não é diferente com máquinas pesadas. A maioria dos acidentes envolvendo esse tipo de equipamento ocorre porque, em algum momento, ele se encontra na trajetória de outro veículo ou objeto fora do alcance de visão de seu condutor.

Essa lacuna é o famoso “ponto cego”. Para não ser pego de surpresa por nenhum, confira abaixo como ele aparece em máquinas pesadas e qual equipamento pode te ajudar a evitá-lo.

Tipos máquinas pesadas e exemplos de pontos cegos

As máquinas pesadas possuem pontos cegos fixos e variáveis. Por exemplo, na cabine do operador, todos os obstáculos cuja visão é obstruída pelas colunas frontais, laterais e traseiras do compartimento, ou pelo teto, painel frontal, portas, vidros, espelhos retrovisores e faróis são considerados pontos cegos fixos.

Já os variáveis são aqueles causados pelos braços e seus agregados – ou seja, caçamba, porta garfos, pistões, mangueiras, correntes e acessórios que se movimentam para frente e para trás, ou para cima e para baixo, sempre mudando o campo de visão disponível. Quanto mais completa for a máquina, menor será a visibilidade do operador.

Um bom exemplo é a escavadeira, veículo muito utilizado em grandes minerações. Um dos maiores vilões desse equipamento é o braço que se encontra na parte da frente. Já na parte de trás, o contrapeso tampa praticamente toda a visão do condutor.

Outro veículo que possui muitos pontos cegos é a empilhadeira. Um dos seus principais componentes, a torre de elevação na sua parte frontal, é a maior responsável por isso.

A forma da torre varia de acordo com o modelo e a capacidade de elevação da empilhadeira. As hastes que compõem esse instrumento dão suporte ao porta garfos, peça usada para movimentar a carga. Toda essa estrutura pode bloquear parte da visão do profissional que opera o equipamento, de modo que ele não perceba, por exemplo, uma pessoa passando com uma pilha de caixas na sua frente.

Conheça o equipamento que ajuda a eliminar os pontos cegos

Uma solução simples para evitar os pontos cegos em máquinas pesadas é a câmera  Viewpress, fornecida pela Marpress. Ela permite a eliminação desse tipo de risco para o operador de máquinas, principalmente na traseira e nas laterais, independente da altura ou posição.

Dados apontam que 79% de todos os acidentes de mineração aberta envolvem grandes máquinas, e 69% acontecem em baixa velocidade ou durante operações de marcha à ré. Para evitar esse tipo de colisão, as câmeras de ponto cego Viewpress funcionam de forma integrada com o monitor, melhorando não só o trabalho, mas também a segurança dos operadores.

E nunca é demais lembrar: investir em segurança do trabalho deixou há muito tempo de ser um mérito – é uma obrigação.

Benefícios do Kit Câmera Viewpress:

.Manobras mais seguras;

. Menos acidentes de trabalho;

. Mais produtividade para toda a operação;

. Ângulo de visão de 120º;

.IP69K.

Gostou do conteúdo? Conheça também as normas de segurança e capacitações para se tornar um ótimo operador de máquina. É só clicar neste link (http://bit.ly/2HSQ1M7) e baixar o conteúdo gratuitamente.

Contato

Rua Barbosa Resende, 245 - Grajaú CEP: 30.431-163 - Belo Horizonte / MG

marpress@marpressbrasil.com.br

+55 (31) 3314-3600

+55 (31) 99789-3600