fbpx
A evolução da empilhadeira até os dias atuais
Procurando por sistema de aproximação para empilhadeiras (2)

Durante a Revolução Industrial, o processo produtivo foi alterado com a inserção de formas de trabalho mais ágeis e lucrativas. Um dos diversos desdobramentos disso foi o surgimento, nos armazéns e centros de distribuição, de um equipamento parecido com o que hoje se conhece como a empilhadeira. Mas quem foi o inventor dessa máquina, essencial em quase toda operação logística Quer saber? Continue lendo e conheça a evolução da empilhadeira:

Evolução da Empilhadeira 

O Surgimento da Empilhadeira

Os primeiros veículos usados para transportar mercadorias eram bem diferentes das empilhadeiras que conhecemos hoje. Eles eram mais próximos, na verdade, de versões adaptadas dos carrinhos usados para carregar bagagens nas estações de trem.

Foi só em 1917 que a Clark, uma empresa norte-americana, inventou o Tructractor, com o objetivo de realizar a locomoção de materiais dentro de sua própria fábrica. Só que seu impacto foi tão significativo que, durante as décadas de 20 e 30, a companhia recebeu uma grande demanda para construir Tructrators para terceiros, o que daria origem ao próximo passo na história da empilhadeira.

Isso porque, apesar de seu sucesso, o Tructractor ainda não era capaz de elevar caixas. Para suprir essa necessidade, a Clark desenvolveu, em 1924, o Truck Lift, ou “caminhão elevador”. O primeiro modelo, nomeado Duat, possuía três rodas, era movido à gás e tinha capacidade de erguer 750kg.

As versões seguintes já foram equipadas com elevador hidráulico para movimentação vertical. E com o tempo, a segurança também passou a ser uma preocupação, o que motivou a adoção de adesivos e o primeiro protetor de carga nos veículos.

O desenvolvimento tecnológico nos Estados Unidos e na Europa a partir de 1945 acelerou ainda mais essa evolução. Foi nesse período que a empresa Yale Materials Handling, criada em 1868, introduziu as primeiras empilhadeiras de contrapeso. Além delas, novos modelos foram surgindo, como as versões elétricas, criadas nas décadas de 1960 e 1970 com melhorias de design e ergonomia.

 

Dias atuais e equipamentos de segurança

Nas últimas décadas, a segurança se tornou um item indispensável para as empilhadeiras. Além da utilização do cinto para os operadores, que já era um aspecto obrigatório, a Clark criou, em 1990, um manual chamado “O Guia do Empregador para a Segurança em Manuseio de Materiais”. Ele apresentava medidas para o condutor, orientações sobre a manutenção preventiva da máquina e cuidados para a correta manipulação do veículo dentro de armazéns e fábricas.

O próximo passo foi o surgimento de uma série de equipamentos que garantem a proteção do operador e dos pedestres. Entre os principais, estão:

Sensores de aproximação: é um sistema de detecção via radar (FMCW), que alerta os operadores de equipamentos para a presença de obstáculos. Ele rastreia objetos, em movimento ou fixos, em uma área de cobertura pré-definida, relatando para o operador a distância daquele mais próximo, por meio de indicadores visuais (no monitor) e um sinal sonoro.

Câmeras para pontos cegos: O Kit Viewpress é um sistema de câmeras e monitor especifico para trabalho pesado, ideal para condições exigentes com relação a umidade, choques e vibrações. Suas câmeras, que contam com amplo ângulo de visão (170°) e blindagem IP69K, tornaram sua instalação uma referência de segurança nas indústrias brasileiras, garantindo a proteção dos pontos cegos de máquinas de grande porte.

Faróis de Led: O Linepress emite uma faixa luminosa na cor vermelha, que mostra ao funcionário a distância segura a ser mantida em relação aos demais veículos. Além disso, a tecnologia LED utilizada apresenta alta eficiência e baixo consumo de energia.

Balança embarcada: oferece uma gama de sistemas de pesagem projetados para as empilhadeiras, com opções que vão das mais simples até funcionalidades avançadas. A balança fornece desde informações básicas de pesagem até os recursos de precisão e de captura de dados, dimensionados para produção contínua.

Gostou de conhecer a evolução da empilhadeira? Confira mais dicas sobre seu uso no nosso post sobre os cinco cuidados ao operá-la. Ah, e não se esqueça de compartilhar nossos conteúdos nas suas redes sociais!

Contato

Rua Barbosa Resende, 245 - Grajaú CEP: 30.431-163 - Belo Horizonte / MG

marpress@marpressbrasil.com.br

+55 (31) 3314-3600

+55 (31) 99789-3600