fbpx
Sensor de fadiga: redução do risco de acidentes

Quando estamos cansados, nossa capacidade de concentração diminui, assim como o nível de alerta para a execução de tarefas, independentemente do grau de complexidade. Esta reação, gerada pelo cérebro em situações de estresse, aumenta as chances de acidentes, principalmente em ambientes de risco, como as normalmente envolvidas em atividades profissionais em setores como mineração e logística.
A boa notícia é que já estão disponíveis no mercado tecnologias que ajudam a garantir a segurança dos trabalhadores. Um exemplo disso é o sensor de fadiga, um equipamento inovador que identifica os sinais de cansaço do motorista, emitindo assim alertas sonoros para chamar sua atenção para o período de descanso.

Confira os benefícios do sensor de fadiga para o seu negócio:

Operar caminhões e outros maquinários pesados é uma tarefa difícil e, às vezes perigosa, principalmente caso o operador esteja desatento, o que pode causar graves acidentes. Um dos benefícios mais importantes do sensor de fadiga é evitar casos como este.
• Redução do risco de acidente por falha humana;
• Melhoria do comportamento dos operadores, através de envio de informação constante nas ocorrências de situação de risco;
• Registro do nível de alerta (fadiga) e/ou distração da frota;
• Aumento de produtividade e desempenho dos operadores;
• Redução de gastos internos com custos referentes a acidentes de colaboradores.

Detalhes sobre o sensor de fadiga LIFEPRESS

O sistema Lifepress conta com o que há de mais avançado em tecnologia de reconhecimento de face, olhos e pupila. Com a finalidade de alertar o motorista ao menor sinal de fadiga, sono ou distração, ele reduz substancialmente a possibilidade de acidentes. O produto emite alertas que ajudam o motorista a perceber que está cansado e o conscientiza que chegou a hora de parar.

Seu sistema funciona independentemente da luminosidade – de dia ou de noite – e em qualquer tipo de condição climática. Ele também funciona com motoristas que usem óculos, desde que não sejam espelhados, totalmente escuros (100% opacos) ou polarizados.Cada motorista que entra fica no banco de dados do aparelho para reconhecimento facial mais rápido. Os 20 mais recentes ficarão na memória, mas não significa que só 20 funcionarão a diferença é que quem já está no banco de faces vai ser reconhecido alguns segundos mais rápido.
O Lifepress possui ainda um GPS interno, que permite que os alarmes sejam gerados apenas acima de determinada velocidade, evitando a repetição de alarmes desnecessários quando, por exemplo, o motorista estiver estacionando ou em marcha à ré. Os dados do GPS também são utilizados para gerar alarmes de excesso de velocidade.

Gostou de saber um pouco mais sobre o que é e os benefícios do sensor de fadiga? Tem alguma experiência com essa tecnologia? Conte para gente nos comentários.

Contato

Rua Barbosa Resende, 245 - Grajaú CEP: 30.431-163 - Belo Horizonte / MG

marpress@marpressbrasil.com.br

+55 (31) 3314-3600

+55 (31) 99789-3600