fbpx
Acidentes com máquinas pesadas em mineradoras
Acidentes com máquinas pesadas em mineradoras

Evite acidentes com máquinas pesadas em sua empresa. Saiba que no Brasil não temos estatísticas exatas sobre acidentes com máquinas pesadas em mineradoras. Mas especialistas calculam que cerca de 88% a 92% dos acidentes acontecem por erros humanos diretamente ligados a falhas operacionais.

Vale lembrar também que grande parte desses acidentes são fatais. A responsabilidade sobre a vida do operador vai recair sobre alguém. Acidentes com máquinas pesadas são um assunto bem sério e que merecem um respaldo especial.

Sendo assim, fica a questão: e se houvesse uma forma de diminuir os acidentes com máquinas pesadas em mineradoras?

Quer saber como? Continue lendo este artigo até o final.

Neste artigo vamos abordar:

– Como diminuir o índice de acidentes em mineradoras.

-A responsabilidade dos acidentes fica a cargo da mineradoras?

-Equipamentos que auxiliam na diminuição dos índices de acidentes.

Como diminuir o índice de acidentes em mineradoras?

Quando o assunto é acidentes em mineradoras todo cuidado ainda é pouco. Porém, um trabalho bem desempenhado e criterioso pode, sim, diminuir o índice dos acidentes em mineradoras, podendo chegar a zero. Mas como fazer isso?

  • Seja profissional: o tempo do amadorismo passou, vivemos em meio repleto de tecnologia que pode nos auxiliar, e quando estamos falando de trabalho em mineradora, é fato que você precisa usufruir dessa tecnologia. Chega das famosas gambiarras, do “famoso jeito brasileiro”, adquira equipamentos de qualidade e que gerem resultados satisfatórios, mas a questão é, quais equipamentos? Continue lendo, pois já vamos falar de cada um deles.
  • Treinamento: Não vai adiantar investir muito em equipamentos se os operadores não souberem potencializar esses equipamentos, por isso, você precisa investir em treinamentos de qualidade para seus colaboradores.
  • Cobrança: mesmo se o colaborador for responsável, a falta da cobrança vai fazer com que ele relaxe em seu trabalho. Por isso, é fundamental estar sempre cobrando gerentes e supervisores para que eles cobrem os operadores de máquinas pesadas.

A responsabilidade dos acidentes fica a cargo de quem?

Infelizmente toda mineradora corre o risco de passar por episódios de acidentes. Alguns não tão graves e outros fatais, mas a pergunta é, de quem é a culpa?

Mesmo se o empresário tiver ciência que a culpa não é dele, a lei brasileira entende que o empregado não faria nada contra si próprio. Sendo assim, o empregador é quem cria o risco por meio de sua atividade econômica (empresa). E a ele caberá responder pelos danos causados, independente de dolo ou culpa. A esta teoria se dá o nome de “responsabilidade objetiva”.

A lei ainda diz: “Se o empresário se propõe a estabelecer uma empresa que pode oferecer riscos na execução das atividades, se contrata pessoas para executar estas atividades se beneficiando dos lucros gerados, a este (empregador) deve ser atribuído risco do negócio, assim como os resultantes dos acidentes também deverão ser por ele suportados.”

Já aconteceram alguns casos em que o empregador conseguiu se abster da culpa, alegando por meio de provas legais: vídeos, documentos, assinaturas, etc. Porém, de qualquer forma teve que pagar uma boa porcentagem em valor monetário para família.

Mas a real questão aqui, não são os bens que vão ser ou não pagos, mas sim a vida do operador da máquina pesada, sendo assim, vale muito mais investir em equipamentos ao invés de pagar indenizações.

Por isso, confira o tópico abaixo:

Equipamentos que auxiliam na diminuição de acidentes fatais em mineradoras

É fato que existe uma gama de equipamentos para diminuição de acidentes fatais em mineradoras. Porém, alguns são essenciais, vamos listar alguns desses equipamentos:

  • Câmeras de pontos cego: Trata-se de um sistema de câmeras e monitor especifico para trabalho pesado. Em condições exigentes com relação a ambiente, umidade, choques e vibrações.
  • Sistemas de gravação por câmeras de pontos cego: Com este gravador você poderá gerir com facilidade as imagens das suas câmeras. As imagens ficam gravadas no cartão de memória.
  • Sensores de aproximação: É um sistema de radar pulsado para detecção de objetos em estado sólido, projetado para alertar os operadores de veículos sobre obstáculos. O sistema do Sensores de Aproximação detecta objetos, tanto em movimento quanto em estado estacionário em uma área de cobertura pré-definida e relata a distância do objeto.

A menos que for um especialista em segurança do trabalho, não escolha esses equipamentos por conta própria. Esse é um assunto bem sério e que exige muita cautela.

Pare de correr Riscos!

Não é nada legal correr riscos, ainda mais quando se trata de acidentes com máquinas pesadas, porque isto pode acarretar grandes prejuízos para você. E o primeiro passo para se livrar dos riscos é escolhendo a melhor empresa do ramo. A MARPRESS é líder em seu seguimento, e é a empresa que oferece todos esses equipamentos que citamos acima.

Não escolha qualquer empresa, nem mesmo qualquer equipamento, escolha o melhor. Aliás, como já dissemos, é melhor investir em sua mineradora ao invés de pagar indenizações para famílias.

Escolha os melhores equipamentos, escolha os equipamentos da MARPRESS.

Caso tenha dúvidas em relação a equipamentos, ou mesmo não sabe qual o melhor equipamento para a sua atual necessidade, não cogite, entre em contato com a equipe da MARPRESS. Seja atendido por uma equipe pronta para lhe dar a melhor solução.

Ficou com alguma dúvida? Ligue agora mesmo para a Marpress Brasil e converse com um especialista em pesagem. Telefone: (31) 3314-3600, WhatsApp: (31) 99789-3600, E-mail: marpress@marpressbrasil.com.br