fbpx
Como o controle de peso pôde reduzir em 50% os custos de manutenção

Saiba como um sistema eficiente de pesagem embarcada pode ajudar a melhorar os resultados da sua produção

 Você sabia que utilizar um sistema eficiente de pesagem embarcada pode oferecer muitos benefícios para a sua empresa? Aqui na Marpress, oferecemos diversos modelos de balanças para pá carregadeira para ajudar você a reduzir em até 50% os custos de manutenção, além de tornar a produção muito mais eficiente.

Existe um mito em alguns setores, de que há algum benefício em transitar com sobrecarga. E, para muitos caminhoneiros autônomos, em situações extremas nas quais cada frete pode ser uma questão de sobrevivência, trafegar com sobrecarga é a prática usual, o que na verdade é um erro.

Por outro lado, em outros contextos profissionais como contratos em transporte de minério e frotas de transportadoras profissionalizadas o controle de sobre peso, com a padronização da carga média de caminhões, pode gerar grandes economias.

Um bom indicativo do potencial de economia com controle de sobre carga foi elaborado pelo colega engenheiro, Fábio Luciano M. Resende. Em seu artigo, Fábio enumera as principais falhas em sua frota de 40 caminhões basculantes e os benefícios obtidos após 1 ano do controle de carga.

Este estudo pode servir de incentivo a quem ainda está avaliando a questão de investir ou não em um controle de pesagem para sua frota.

Segundo Fábio, as falhas mais comumente associadas à sobrecarga de caminhões incluem os seguintes itens:

Deformação da carcaça do eixo traseiro, cuja consequência é tornar negativa a cambagem das rodas traseiras, que causa maior desgaste dos pneus internos e possível quebra das rodas internas e/ou desgaste dos rolamentos.

Além disso, confira as demais falhas mais comumente associadas à sobrecarga de caminhões

  • Quebra da travessa traseira;
  • Quebra dos suportes de mola das suspensões traseiras;
  • Deformação das longarinas nas suspensões traseiras;
  • Quebras das lâminas de molas dos feixes traseiros;
  • Quebras de certos componentes das árvores de transmissão;
  • Fadiga e consequentemente a quebra dos dentes das engrenagens;
  • Quebra das balanças e feixes de molas da suspensão;
  • Quebra dos chassis e bombas do sistema de báscula;
  • Sobrecarga do trem de força (motor/caixa/diferencial), ocasionando sua quebra;
  • Quebra dos rolamentos de cubo dianteiro devido o aquecimento dos mesmos e perda da lubrificação;
  • Desgaste do sistema de freios;
  • Desgaste prematuro do sistema de direção/setor e bomba;
  • Danos na estrutura externa.

Resultados positivos com a instalação de balanças para pás carregadeiras

Um ano após a implantação de um controle de peso integrado à balança de plataforma, os resultados obtidos foram inegavelmente positivos.

O controle da carga dos caminhões refletiu diretamente no custo da manutenção, com redução em cerca de 50%. Esta redução de custo está relacionada a todos os componentes que sofrem diretamente com a sobrecarga dos caminhões.

Outra variável observada, e que também sofreu impacto positivo, foi à produtividade dos caminhões, aumentada em 9,1%. Fábio Resende.

Pesagem embarcada

O estudo foi realizado em uma frota de 40 caminhões trabalhando movimentação de materiais em ambiente de mineração e com carga de 38 ton, ou seja, situações muito extremas.

Na época, não existiam tantas variedades de sistemas de pesagem embarcada e alternativa foi utilizar um sistema integrado de coleta de dados a partir de uma balança de plataforma.

Atualmente existem várias tecnologias que já viabilizam a implantação de balanças embarcadas com envio de informações via GPRS a baixo custo.

Isto torna viável que o controle de peso e seus benefícios sejam estendidos a outros segmentos, notadamente os de transporte de cana-de-açúcar e madeira.

Gostaria de tirar dúvidas e conhecer mais sobre balança para pá carregadeira, assim como as demais soluções e produtos da Marpress? Entre agora em contato com nossa empresa! Estamos localizados na Rua Barbosa Resende, 245 – Grajaú – Belo Horizonte / MG. Telefone 31 3314 3600.

 

 

Contato

Rua Barbosa Resende, 245 - Grajaú CEP: 30.431-163 - Belo Horizonte / MG

marpress@marpressbrasil.com.br

+55 (31) 3314-3600

+55 (31) 99789-3600