fbpx
5 Benefícios do uso da balança para pás carregadeiras

Atualmente as balanças embarcadas para pás carregadeiras já estão com seu uso difundido pelo Brasil. Isso é um ponto muito positivo, pois mostra certo amadurecimento do mercado, certa percepção de que o controle de peso pode de alguma maneira beneficiar a operação de movimentação e carregamento de materiais. Entretanto, nem todos os gestores de frota estão conscientes que:

A pesagem embarcada é uma ferramenta para estancar o desperdício, hoje!

Não amanhã, não em um futuro distante. Por que um vazamento de dinheiro está acontecendo nesse exato momento, enquanto você lê esse texto e seu equipamento está lá fora trabalhando com perdas.

Quais perdas?

  1. Perda por pausas não programadas.
  2. Perda por aumento do tempo ciclo.
  3. Perda por redução do enchimento médio da caçamba e/ou carregamento parcial do caminhão.
  4. Perdas por retrabalho.

Estes fatores dizem respeito à operação e são dores de todos os gestores de produção. Eles são chamados “Os 4 fatores básicos que afetam a produtividade de uma carregadeira”. E balanças para pás carregadeiras são o recurso mais prático e econômico para eliminá-los.

Além destes, existem outros benefícios da implantação de balanças para pás carregadeiras:

  1. Padronização da carga média dos caminhões ou vagões
    resultado: otimização da frota de caminhões, redução do numero de caminhões da frota, redução dos custos de manutenção de caminhões
  2. Eliminação de retorno da balança (expedição) para ajuste de carga (área de carregamento)
    resultado: redução do retrabalho e manobras em pátio
  3. Eliminação de multas rodoviárias
    resultado: transitar dentro dos limites legais e eliminar custos com multas por sobrecarga
  4. Controle da tonelagem movimentada mensalmente
    resultado: eliminação de questionamentos sobre as quantidades movimentadas e garantir a remuneração justa mensal do contrato (especialmente para empreiteiros)
  5. Controle de estoques intermediários
    resultado: eliminação de medições aproximadas por volume: número de caminhões / topografia

A Importância da Análise de Viabilidade

Minha opinião é que estes benefícios deveriam ser explorados em profundidade mediante uma análise de viabilidade, sempre que é cogitada a implantação de balanças embarcadas.

É o que ocorria há 20 anos atrás, quando os pioneiros no uso destas tecnologias no Brasil precisavam estar plenamente convencidos que o sistema de balanças embarcadas para pás carregadeiras beneficiava a operação, e que seu uso gerava economias financeiras reais, com uma taxa de retorno do investimento aceitável. Consequentemente, havia uma garantia maior que o investimento foi correto e o retorno ocorreria.

Observo que hoje isso mudou muito. Dificilmente um gestor encontra tempo para dedicar-se a realizar um projeto de análise de viabilidade para adoção de uma nova tecnologia.

Percebo que a análise de viabilidade não é feita por que de alguma forma o decisor já está convencido na necessidade da tecnologia. Isso poderia ser muito positivo, mas nesse caso encontro duas situações infelizes:

  • o convencimento é superficial, e a aquisição da tecnologia se dá por preço.
  • a tecnologia não é adquirida porque o investimento é considerado alto e “estamos em recessão e não podemos fazer investimentos desnecessários”.

Em ambos os casos está o prejuízo: um por que pode ter investido errado e não receber todo o benefício que a tecnologia oferece; o outro porque deixou de investir e assim tem benefício zero. Ambos continuam jogando dinheiro pelo ralo do desperdício.

Aproximar-se de uma nova tecnologia com a abordagem adequada é fundamental.

Quando alguém fala que pesagem embarcada promove “redução de custos” ou “aumento de produtividade”, pode soar muito vago, é apenas uma oportunidade.

Tenho sempre em mente que na pesagem embarcada, e principalmente para pás carregadeiras, podemos conter o desperdício que está ocorrendo agora! Quanto mais tempo postergamos o investimento maior o prejuízo. E na maioria das vezes isso pode ser facilmente demonstrado na Análise de Viabilidade.

Entre em contato agora mesmo: Telefone: (31) 3314-3600, WhatsApp: (31) 99789-3600, E-mail: marpress@marpressbrasil.com.br

Acesse o WhatsApp da Marpress aqui!